Article Brapci-Autoridades

Indicadores Científicos e as Universidades Brasileiras

Scientific indicators and the brazilian universities

Indicadores Científicos y las Universidades Brasileñas

Introdução: Indicadores bibliométricos e científicos tem atraído crescente interesse de parte da comunidade científica, pois têm sido utilizados por agências como elementos de suporte à avaliação de produtividade e aos processos de estabelecimento de políticas de fomento que norteiam a alocação de recursos.Objetivo: Apresentar e discutir aspectos relacionados à geração e ao uso de indicadores científicos, a visibilidade científica, a representação da ciência, além da ligação entre indicadores científicos e a organização e a representação do conhecimento.Metodologia: Pesquisa bibliográfica.Resultados: Os indicadores científicos podem ser usados como um  instrumento de avaliação de cenários e de orientação de políticas de fomento e de desenvolvimento que multipliquem pólos de excelência científica, no entanto, erros ou ausência de padrões na descrição de títulos de periódicos ou de autores, por exemplo, podem gerar informações imprecisas que tornam os indicadores distorcidos e não confiáveis para fundamentar análises e processos de tomada de decisão.Conclusões: Conclui que o desenvolvimento, a geração e a análise de indicadores demandam organização, representação e registros padronizados e adequados do conhecimento; e recomenda que o desenvolvimento e o aperfeiçoamento destes indicadores sejam um processo contínuo, para que possa acompanhar o caráter dinâmico da realidade que buscam representar.@pt


Introduction: Bibliometric and scientific indicators increasingly have attracted the interest of the Scientific Community as it has been used by agencies as support elements to productivity assessment and procedures for establishment of policies to conduct the development of resource allocations. Objective: To present and discuss aspects related to the generation and use of scientific indicators, the scientific visibility, the science representation as well as the link between scientific indicators and representation and organization of the knowledge. Methodology:This study was based on Bibliographic research. Results: The study shows that scientific indicators can be used as an instrument for scenario evaluation, orientation for promotion and development policies, which increase several poles of scientific excellency. However, errors or lack of standard on title or author descriptions can generate imprecise information that makes indicators distorted and unreliable to support analysis and decision making processes. Conclusions: This study shows that the development, generation and analysis of these indicators require standardized documents and appropriate knowledge representation and organization; recommends that the development and improvement of these indicators is a continuous process, so they can track the dynamic attributes of the world that they seek to represent.@en
Introducción: Indicadores bibliométricos y científicos tienen atraído creciente interés de parte de la comunidad científica, pues tienen sido utilizados por agencias como elementos de suporte a la evaluación de productividad y a los procesos de establecimiento de políticas de fomento que nortean la asignación de recursos. Objetivo: Presentar y discutir aspectos relacionados a la generación y uso de indicadores científicos, la visibilidad científica, la representación de la ciencia, a más de la asociación entre indicadores científicos e la organización y la representación del conocimiento. Metodología: Pesquisa bibliográfica. Resultados: Los indicadores científicos pueden ser utilizados como un instrumento de evaluación de escenarios y de orientación de políticas de fomento y de desarrollo que multipliquen polosde excelencia científica, sin embargo, errores o ausencia de padrones en la descripción de títulos de periódicos o de autores, por ejemplo, pueden generar informaciones imprecisas que tornan los indicadores destorcidos y no seguros para fundamentar análisis y procesos de tomada de decisión. Conclusiones: Se concluí que el desarrollo, la generación y el análisis de indicadores demandan organización, representación y registros estandarizados y adecuados del conocimiento; y recomienda que el desarrollo y el perfeccionamiento de estos indicadores sean un proceso continuo, para que se permita acompañar el carácter dinámico de la realidad que buscan representar.@es

. Indicadores científicos e as universidades brasileiras indicadores científicos y las universidades brasileñas. Informação & informação, [????].

References

  • ANDRIOLO, Adagmar et al. Classification of journals in the QUALIS System of CAPES URGENT need of changing the criteria! Arquivos de Neuro-Psiquiatria, São Paulo, v. 68, n. 2, p. 327-329, 2010.
  • BALANCIERI, Renato et al. A análise de redes de colaboração científica sob as novas tecnologias de informação e comunicação: um estudo na Plataforma Lattes. Ciência da Informação, Brasília, v. 34, n. 1, p. 64-77, 2005.
  • BEUREN, Ilse Maria., SOUZA, José Carlos de. Em busca de um delineamento de proposta para classificação dos periódicos internacionais de contabilidade para o Qualis CAPES. Revistas de Contabilidade and Finanças, São Paulo, v. 19, n. 46, p. 44-58, 2008.
  • BOELL, Sebastian K.., WILSON, Concepción S. Journal Impact Factors for evaluating scientific performance: use of h-like indicators. Scientometrics, Amsterdam, v. 82, n. 3, p. 613–626, 2010.
  • CAFÉ, Ligia., BRÄSCHER, Marisa. Organização da informação e bibliometria. Encontros Bibli, Florianópolis, n. , p. 54-75, 2008.
  • CAVALCANTE, Raika Augusta et al. Perfil dos pesquisadores da área de odontologia no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Revista Brasileira de Epidemiologia, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 106-113, 2008.
  • CHUANG, Kun-Yang., WANG, Ming-Huang., HO, Yuh-Shan. High-impact papers presented in the subject category of water resources in the essential science indicators database of the institute for scientific information. Scientometrics, Amsterdam, v. 87, n. 3, p. 551–562, 2011.
  • COSTA, Maria Suêuda., SILVA, Maria Josefina da. Tendências da temática qualidade de vida na produção científica de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 57, n. 2, p. 208-211, 2004.
  • DING, Jingda., QIU, Junping. An approach to improve the indicator weights of scientific and technological competitiveness evaluation of Chinese universities. Scientometrics, Amsterdam, v. 86, n. 2, p. 285–297, 2011.
  • EGGHE, Leo. Theory and practise of the g-index. Scientometrics, Amsterdam, v. 69, n. 1, p. 131–152, 2006.
  • FRANCESCHINI, Fiorenzo., MAISANO, Domenico. Structured evaluation of the scientific output of academic research groups by recent h-based indicators. Journal of Informetrics, Amsterdam, v. 5, n. 3, p. 64-74, 2011.
  • GONZÁLEZ-PEREIRA, Borja., GUERRERO-BOTE, Vicente P.., MOYA-ANEGÓN, Félix. A new   approach   to   the   metric   of   journals’   scientific   prestige:   the SJR indicator. Journal of Informetrics, Amsterdam, v. 4, n. 3, p. 379–391, 2010.
  • HIRSCH, Jorge E. An index to quantify an individual´s scientific research output. Proceedings of the National Academy of Science of the United States of America, Washington, v. 102, n. 46, p. 16569-16572, 2005.
  • KLEINUBING, Luiza da Silva. Análise bibliométrica da produção científica em gestão da informação na base de dados LISA. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 8, n. 1, p. 1-11, 2010.
  • KOBASHI, Nair Y.., SANTOS, Raimundo N. M. dos. Arqueologia do trabalho imaterial: uma aplicação bibliométrica à análise de dissertações e teses. Encontros Bibli, Florianópolis, p. 106-115, 2008.
  • LEITE, Paula., MUGNAINI, Rogério., LETA, Jacqueline. A new indicator for international visibility: exploring Brazilian scientific community. Scientometrics, Amsterdam, v. 88, n. 1, p. 311-319, 2011.
  • LOUZADA, Rita de Cássia Ramos. Sobre o crescimento da produtividade científica brasileira: anotações. Revista de Espaço Acadêmico, Maringá, ano 2, n. 18, 2002. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2011.
  • MORAVCSIK, Michael J. Measures of Scientific Growth. Research Policy, Amsterdam, v. 2, n. 3, p. 266-27, 1973.
  • MOYA-ANEGÓN, Félix.., HERRERO SOLANA, Víctor. Visibilidad internacional de la producción científica iberoamericana en Biblioteconomía y Documentación (1991-1999). In: ENCUENTRO DE EDUCADORES E INVESTIGADORES DE BIBLIOTECOLOGÍA, ARCHIVOLOGÍA Y CIENCIA DE LA INFORMACIÓN DE IBEROAMERICA Y EL CARIBE EDIBCIC, 5., 2000, Granada. Actas...Granada : Universidad. Facultad de Biblioteconomia y Documentación, 2000. p. 341-370
  • MUELLER, Suzana P. M. Métricas para a ciência e tecnologia e o financiamento da pesquisa: algumas reflexões. Encontros Bibli, Florianópolis, p. 24-35, 2008.
  • NORONHA, Daisy Pires., POBLACIÓN, Dinah Aguiar. Produción académica de docentes/doctores de los programas de posgrados en ciencia de la información en Brasil. Ciencia de la Información, La Habana v. 33, n. 1, p. 25-33, abr. 2002.
  • PACKER, Abel L.., MENEGHINI, Rogério. Visibilidade da produção científica. In: POBLACIÓN, Dinah A.., WITTER, Geraldina P.., SILVA, José Fernando M. (Org.). Comunicação and produção científica: contexto, indicadores e avaliação. São Paulo: Angellara, 2006. p. 235-259.
  • PINTO, Adilson Luiz. Análisis de la producción científica en biblioteconomía y documentación en el período 1995/2004: estudio en los principales programas españoles y brasileños. Madrid: UC3M, 2007.
  • PINTO, Adilson Luiz., MOREIRO GONZÁLEZ, José Antonio. Representación productiva de los programas de postgrado en Biblioteconomía y Ciencia de la Información en Brasil: visibilidad en las bases de datos y aspectos del Currículo Lattes de los investigadores. Em Questão, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 15-32, 2010.
  • PINTO, Adilson Luiz., RODRIGUEZ-BARQUIM, Beatriz Ainhize. Representação científica a partir das memórias de investigação: experiência na Universidade Estadual de Campinas. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 4, p. 51-69, 2006.
  • SILVA, Márcia Regina da. Análise biliométrica da produção científica docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar: 1998-2003. São Carlos: UFSCar, 2004.
  • SILVA, Mauricio Rocha e. O novo Qualis, que não tem nada a ver com a ciência do Brasil. Carta aberta ao presidente da CAPES. Clinics, São Paulo, v. 64, n. 8, p. 721-724, 2009.
  • VELHO, Léa M. L. S. Como medir a ciência? Revista Brasileira de Tecnologia, Brasília, v. 16, n. 1, p. 35-41, 1985.
NLP0.29
Visto 19 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2011-12-15] => 32025
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2011-12-24] => 206679
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Adilson Luiz Pinto] => 638
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Márcio Matias] => 13111
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/335/2018/09/oai_ojs_www_uel_br_article_11498#00020.pdf] => 44291
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [18] => 1507
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1] => 696
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Indicador científico] => 6790
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Visibilidade científica] => 182002
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Organização da informação] => 252210
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Organização e representação do conhecimento] => 287930
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Indicadores científicos] => 249040
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Scientific indicators] => 267505
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Knowledge representation and organization] => 263643
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Indicadores científicos] => 263644
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Visibilidad científica] => 59262
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Organización y representación del conocimiento] => 262060
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2011-12-24] => 263455
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [HTTP://CREATIVECOMMONS.ORG/LICENSES/BY/4.0] => 232768
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & informação] => 335
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00020-2011-16-3] => 32022
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introdução: Indicadores bibliométricos e científicos tem atraído crescente interesse de parte da comunidade científica, pois têm sido utilizados por agências como elementos de suporte à avaliação de produtividade e aos processos de estabelecimento de políticas de fomento que norteiam a alocação de recursos.Objetivo: Apresentar e discutir aspectos relacionados à geração e ao uso de indicadores científicos, a visibilidade científica, a representação da ciência, além da ligação entre indicadores científicos e a organização e a representação do conhecimento.Metodologia: Pesquisa bibliográfica.Resultados: Os indicadores científicos podem ser usados como um  instrumento de avaliação de cenários e de orientação de políticas de fomento e de desenvolvimento que multipliquem pólos de excelência científica, no entanto, erros ou ausência de padrões na descrição de títulos de periódicos ou de autores, por exemplo, podem gerar informações imprecisas que tornam os indicadores distorcidos e não confiáveis para fundamentar análises e processos de tomada de decisão.Conclusões: Conclui que o desenvolvimento, a geração e a análise de indicadores demandam organização, representação e registros padronizados e adequados do conhecimento; e recomenda que o desenvolvimento e o aperfeiçoamento destes indicadores sejam um processo contínuo, para que possa acompanhar o caráter dinâmico da realidade que buscam representar.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Introdução: Indicadores bibliométricos e científicos tem atraído crescente interesse de parte da comunidade científica, pois têm sido utilizados por agências como elementos de suporte à avaliação de produtividade e aos processos de estabelecimento de políticas de fomento que norteiam a alocação de recursos. Objetivo: Apresentar e discutir aspectos relacionados à geração e ao uso de indicadores científicos, a visibilidade científica, a representação da ciência, além da ligação entre indicadores científicos e a organização e a representação do conhecimento. Metodologia: Pesquisa bibliográfica. Resultados: Os indicadores científicos podem ser usados como um  instrumento de avaliação de cenários e de orientação de políticas de fomento e de desenvolvimento que multipliquem pólos de excelência científica, no entanto, erros ou ausência de padrões na descrição de títulos de periódicos ou de autores, por exemplo, podem gerar informações imprecisas que tornam os indicadores distorcidos e não confiáveis para fundamentar análises e processos de tomada de decisão. Conclusões: Conclui que o desenvolvimento, a geração e a análise de indicadores demandam organização, representação e registros padronizados e adequados do conhecimento; e recomenda que o desenvolvimento e o aperfeiçoamento destes indicadores sejam um processo contínuo, para que possa acompanhar o caráter dinâmico da realidade que buscam representar.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introduction: Bibliometric and scientific indicators increasingly have attracted the interest of the Scientific Community as it has been used by agencies as support elements to productivity assessment and procedures for establishment of policies to conduct the development of resource allocations. Objective: To present and discuss aspects related to the generation and use of scientific indicators, the scientific visibility, the science representation as well as the link between scientific indicators and representation and organization of the knowledge. Methodology:This study was based on Bibliographic research. Results: The study shows that scientific indicators can be used as an instrument for scenario evaluation, orientation for promotion and development policies, which increase several poles of scientific excellency. However, errors or lack of standard on title or author descriptions can generate imprecise information that makes indicators distorted and unreliable to support analysis and decision making processes. Conclusions: This study shows that the development, generation and analysis of these indicators require standardized documents and appropriate knowledge representation and organization; recommends that the development and improvement of these indicators is a continuous process, so they can track the dynamic attributes of the world that they seek to represent.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introducción: Indicadores bibliométricos y científicos tienen atraído creciente interés de parte de la comunidad científica, pues tienen sido utilizados por agencias como elementos de suporte a la evaluación de productividad y a los procesos de establecimiento de políticas de fomento que nortean la asignación de recursos.
Objetivo: Presentar y discutir aspectos relacionados a la generación y uso de indicadores científicos, la visibilidad científica, la representación de la ciencia, a más de la asociación entre indicadores científicos e la organización y la representación del conocimiento.
Metodología: Pesquisa bibliográfica. Resultados: Los indicadores científicos pueden ser utilizados como un instrumento de evaluación de escenarios y de orientación de políticas de fomento y de desarrollo que multipliquen polosde excelencia científica, sin embargo, errores o ausencia de padrones en la descripción de títulos de periódicos o de autores, por ejemplo, pueden generar informaciones imprecisas que tornan los indicadores destorcidos y no seguros para fundamentar análisis y procesos de tomada de decisión.
Conclusiones: Se concluí que el desarrollo, la generación y el análisis de indicadores demandan organización, representación y registros estandarizados y adecuados del conocimiento; y recomienda que el desarrollo y el perfeccionamiento de estos indicadores sean un proceso continuo, para que se permita acompañar el carácter dinámico de la realidad que buscan representar.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.www.uel.br:article/11498] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11498] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/11498] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2011v16n3p1] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/11498] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & Informação; v. 16, n. 3 (2011); 1-18] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1981-8920] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Informação & Informação; v. 16 n. 3 (2011); 1-18] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Indicadores Científicos e as Universidades Brasileiras] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Indicadores Científicos y las Universidades Brasileñas] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Scientific indicators and the brazilian universities] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/11498/10640] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/11498/10640] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/11498] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/11498/10640] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.www.uel.br:article/11498#00020] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2011v16n3p1] => 0
                        )

                )

        )

)