Article Brapci-Autoridades

Rankings universitários internacionais e o desafio para as universidades brasileiras

University rankings and the challenge for the Brazilian universities

Os rankings universitários ganharam importância no cenário nacional e internacional e constituem um dos instrumentos de análise do desempenho das universidades. Esta pesquisa analisa o desempenho de 29 universidades brasileiras classificadas nos rankings Leiden, Shanghai, QS e THE. Os resultados obtidos permitem concluir que o desempenho das universidades brasileiras é muito bom, especialmente no que diz respeito ao volume de produção científica, no entanto, o impacto, medido pelas citações recebidas, ainda constitui um grande desafio. O volume de publicações nas revistas Nature e Science, assim como a ampliação da colaboração internacional, são estratégias que podem ampliar o impacto e abrir caminho para o alcance de melhores posições nestes rankings.@pt


The university rankings have gained importance in the international and national scenario and constitute one of the performance analysis mechanisms of the universities. This research analyzes the performance of 29 Brazilian universities rated at the Leiden, Shanghai, QS and THE rankings. The results obtained allowed to conclude that the Brazilian universities performances is very good, especially in terms of the amount of scientific output, however, the impact, measured by the citations, still constitutes a vast challenge. The amount of papers at the journals Nature and Science, as well as the international collaboration, are strategies that can expand the impact and pave the way for reaching better positions at these rankings.@en

. Rankings universitários internacionais e o desafio para as universidades brasileiras university rankings and the challenge for the brazilian universities. Encontros bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [????].

References

  • ACADEMIC RANKING OF WORLD UNIVERSITIES. Disponível em: . Acesso em: 11 jul. 2016.
  • BOOKSTEIN, Fred L. et al. Too much noise in the Times Higher Education rankings. Scientometrics, Amsterdam, v. 85, p. 295-299, 2010.
  • BORNMANN, L.., MOYA-ANEGÓN, F. What proportion of excellent papers makes an institution one of the best worldwide? Specifying thresholds for the interpretation of the results of the SCImago Institutions rankings and the Leiden Ranking. Journal of the Association for Information Science and Technology, New York, v. 65, n. 4, p. 732-736, 2014.
  • BORNMANN, Lutz., BAUER, Johann. Which of the world’s institutions employ the most highly cited researchers? An analysis of the data from highlycited.com. Journal of the Association for Information Science and Technology, New York, v. 66, n. 10, p. 2146-2148, 2015.
  • CASTRO, Cláudio Moura. Ciência e universidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986.
  • CENTRE FOR SCIENCE AND TECHNOLOGY STUDIES. Leiden Ranking. Disponível em: . Acesso em: 01 jun. 2016.
  • DE FILIPPO, Daniela et al. Visibility in international rankings. Strategies for enhancing the competitiveness of Spanish universities. Scientometrics, Amsterdam, v. 93, p 949-966, 2012.
  • DOCAMPO, Domingo., CRAM, Lawrence. On the effects of institutional size in university classifications: the case of the Shanghai ranking. Scientometrics, Amsterdam, v. 102, p. 1325-1346, 2015.
  • ENSERINK, Martin. Who Ranks the University Rankers? Science, v. 317, n. 5841, 24 Ago. 2007, p. 1026-1028. [doi: 10.1126/science.317.5841.1026]
  • ELKEN, Mari., HOVDHAUGEN, Elisabeth., STENSAKER, Bjorn. Global rankings in the Nordic region: challenging the identity of research-intensive universities? Higher Education, Washington, Jan. 2016. Disponível em: < http://link.springer.com/article/10.1007/s10734-015-9975-6>. Acesso em: 02 jan. 2017.
  • FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Indicadores de ciência e tecnologia e inovação em São Paulo 2010. São Paulo: FAPESP, 2011.
  • FRANÇA, Carlos Marshal. Rankings universitários promovidos por jornais no espaço iberoamericano: El Mundo (Espanha), El Mercurio (Chile) e Folha de São Paulo (Brasil). 2015. 225 p. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Programa de PósGraduação Stricto Sensu em Educação, Campinas, 2015.
  • HAZELKORN, Ellen. How Rankings are Reshaping Higher Education. In: CLIMENT, V.., MICHAVILA, F.., RIPOLLÉS , M. (Eds.). Los rankings universitarios: mitos y realidades. Madrid: Técnos, 2013.
  • HICKS, Diana et al. The Leiden Manifesto for research metrics. Nature, London, v. 520, p. 429-431. LEMOS, Ronaldo. Universities in Brazil are too closed to the world, and that´s bad for innovation. 2011. Disponível em: < https://freedom-to-tinker.com/2011/06/15/universities-brazil-are-tooclosed-world-and-thats-bad-innovation/ >. Acesso em: 27 jan. 2017.
  • LETA, J.., GLÄNZEL, W.., THIJS, B. Science in Brazil. Part 2: sectoral and institutional research profiles. Scientometrics, Amsterdam, v. 67, n.1, p. 87-105, 2006.
  • MANGANOTE, Edmilson J.T.., SCHULZ, Peter A.., CRUZ, Carlos Henrique de Brito. Effect of high energy physics large collaborations on higher education institutions citations and rankings. Scientometrics, Amsterdam, v. 109, p. 813-826, 2016.
  • PEDROSA, Renato Hyuda de Luna., CHAIMOVICH, Hernan. Brazil. In: Relatório de ciência da Unesco: rumo a 2030: visão geral e cenário brasileiro. Paris: Unesco Publishing, 2015, 58 p. Disponível em: < http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002354/235407por.pdf>. Acesso em: 17 set. 2017.
  • PIRO, Fredrik Niclas., SIVERTSEN, Gunnar. How can differences in international university rankings be explained? Scientometrics, Amsterdam, v. 109, p. 2263-2278, 2016.
  • QS WORLD UNIVERSITY RANKING. Ranking 2016. Disponível em: < http://www.topuniversities.com/university-rankings/world-university-rankings/2016>. Acesso em: 03 nov. 2016.
  • QS WORLD UNIVERSITY RANKING. INTELIGENCE UNIT. Methodology. 2016. Disponivel em: . Acesso em: 08 nov. 2016.
  • RAUHVARGERS, Andrejs. Global university rankings and their impact. European University Association, 2011. 85 p.
  • SAFON, Vicente. What do global university rankings really measure? The search for the X factor and X entity. Scientometrics, Amsterdam, v. 97, p. 223-244, 2013.
  • SANTOS, S. M. O., NORONHA, D.P. O desempenho das universidades brasileiras em rankings internacionais. Em Questão, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 186-219, 2016.
  • SANZ-CASADO, E. et al. Rankings nacionales elaborados a partir de múltiples indicadores frente a los de índices sintéticos. Revista Española de Documentación Científica, Madrid, v. 36, n. 3, 2013.
  • SANZ-CASADO, E. (coord.). Guía de buenas prácticas para la participación de las universidades españolas en los rankings internacionales. Madrid: Ministerio de Educación, Cultura y Deporte. 2015. 101 p.
  • SCHWARTZMAN, Simon. Um Espaço para a Ciência: a formação da comunidade científica no Brasil. Campinas: UNICAMP, 2015.
  • THE TIMES HIGHER EDUCATION RANKING. World University Rankings 2016-2017 Methodology. 2016. Disponível em: . Acesso em: 23 nov. 2016.
  • VAN RAAN, Anthony F. J. Fatal attraction: conceptual and methodological problems in the ranking of universities by bibliometric methods. Scientometrics, Amsterdam, v. 62, n. 1, p. 133-143, 2005.
  • VOGEL, Michely Jabala Mamede. Como ler um ranking: a proposta do Brazilian Research Ranking. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 15, 2014, Belo Horizonte. Anais…., Belo Horizonte: ANCIB, 2014. Disponível em: < http://enancib2014.eci.ufmg.br/documentos/anais/anais-gt7 >. Acesso em: 25 jan. 2017. Editores do artigo: Enrique Muriel-Torrado, Edgar Bisset Alvarez, Camila Barros.
NLP0.29
Visto 18 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2018-09-06] => 26289
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Samile Andréa de Souza Vanz] => 8956
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Andrés Pandiella Dominique] => 9917
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [María Luisa Lascurain Sánchez] => 9918
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Elías Sanz Casado] => 9919
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/271/2018/09/oai_periodicos_ufsc_br_article_53133#00016.pdf] => 42835
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [51] => 2309
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [39] => 1037
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Universidade brasileira] => 31361
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Leiden ranking] => 31362
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Ranking de shanghai] => 31363
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Ranking qs] => 31364
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Ranking the] => 31365
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Universidades brasileiras] => 188005
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Information science] => 233818
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Brazilian university] => 31366
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Shanghai ranking] => 31367
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Qs ranking] => 31368
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [The ranking] => 31369
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Leiden ranking] => 263128
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2018-09-06] => 242270
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação] => 271
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00016-2018-23-53] => 31359
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Os rankings universitários ganharam importância no cenário nacional e internacional e constituem um dos instrumentos de análise do desempenho das universidades. Esta pesquisa analisa o desempenho de 29 universidades brasileiras classificadas nos rankings Leiden, Shanghai, QS e THE. Os resultados obtidos permitem concluir que o desempenho das universidades brasileiras é muito bom, especialmente no que diz respeito ao volume de produção científica, no entanto, o impacto, medido pelas citações recebidas, ainda constitui um grande desafio. O volume de publicações nas revistas Nature e Science, assim como a ampliação da colaboração internacional, são estratégias que podem ampliar o impacto e abrir caminho para o alcance de melhores posições nestes rankings.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The university rankings have gained importance in the international and national scenario and constitute one of the performance analysis mechanisms of the universities. This research analyzes the performance of 29 Brazilian universities rated at the Leiden, Shanghai, QS and THE rankings. The results obtained allowed to conclude that the Brazilian universities performances is very good, especially in terms of the amount of scientific output, however, the impact, measured by the citations, still constitutes a vast challenge. The amount of papers at the journals Nature and Science, as well as the international collaboration, are strategies that can expand the impact and pave the way for reaching better positions at these rankings.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufsc.br:article/53133] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2018v23n53p39] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5007/1518-2924.2018v23n53p39] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; v. 23, n. 53 (2018): Data de publicação: 06/09/2018; 39-51] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1518-2924] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Rankings universitários internacionais e o desafio para as universidades brasileiras] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [University rankings and the challenge for the Brazilian universities] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2018v23n53p39/37375] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2018v23n53p39] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2018v23n53p39/37375] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2018v23n53p39/53674] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:periodicos.ufsc.br:article/53133#00016] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5007/1518-2924.2018v23n53p39] => 0
                        )

                )

        )

)