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Preservação digital em repositórios digitais de instituições federais de ensino superior brasileiras: um panorama da documentação institucionalizada

digital preservation in digital repositories of Brazilian Federal College units: an overview of institutionalized documentation

Introdução: A humanidade tem experimentado grandes transformações na organização, tratamento e acesso à informação, motivadas pelos avanços das tecnologias digitais e o uso intensivo de tecnologias de informação. Porém, não obstante as vantagens permitidas pelos avanços tecnológicos no tocante ao poder de armazenamento e transferência, a durabilidade e possibilidade de preservação das informações registradas em suportes digitais ainda permanece como desafio a longo prazo. Objetivo: Analisar a relação entre a preservação digital em repositórios digitais de Instituições Federais de ensino superior (IFES) brasileiras em sua documentação institucionalizada. Metodologia: O estudo foi caracterizado como descritivo, de natureza qualitativa e quantitativa, que utilizou enquanto técnica de coleta de dados a análise documental e mineração de texto. Os critérios de investigação se pautaram na contextualização dos termos preservar, preservação e/ou preservação digital, o levantamento das ações, estratégias e práticas de preservação digital e as terminologias adotadas na documentação institucionalizada. Resultados: Percebe-se que os Repositórios digitais das Instituições Federais de ensino superior (IFES) brasileiras não possuem documentos institucionalizados que atendam as especificidades do planejamento de preservação, previsto e sendo um elemento essencial no modelo de referência do Open Archival Information System (OAIS). Conclusão: A Preservação Digital requer planejamento, políticas, planos, recursos humanos e infraestruturas tecnológicas para atender ao princípio de tornar acessível com qualidade de autenticidade os artefatos digitais, dessa forma, para além de inserir o termo preservação digital em seus documentos institucionais, as Universidades precisam tecer documentos específicos para questão da preservação digital.@pt


Introduction: Humanity has experienced major transformations in the organization, treatment and access to information, motivated by advances in digital technologies and the intensive use of information technologies. However, despite the advantages allowed by technological advances in terms of storage and transfer power, the durability and possibility of preservation of information recorded in digital media still remains a long-term challenge. Objective: To analyze the relationship between digital preservation in digital repositories of Brazilian Federal College Units and their institutionalized documentation. Methodology: The study was characterized as descriptive, qualitative and quantitative in nature, using document analysis and text mining as a data collection technique. The investigation criteria were based on the contextualization of the terms preserve, preservation and/or digital preservation, the survey of actions, strategies and practices of digital preservation and the terminologies adopted in the institutionalized documentation. Results: It is noticed that the digital repositories of the Brazilian Federal College Units do not have institutionalized documents that meet the specificities of the preservation planning, foreseen and being an essential element in the reference model of the Open Archival Information System (OAIS). Conclusion: Digital Preservation requires planning, policies, plans, human resources and technological infrastructure to meet the principle of making digital artifacts accessible with quality of authenticity, thus, in addition to inserting the term digital preservation in their institutional documents, Universities need to weave specific documents for the issue of digital preservation.@en

. Preservação digital em repositórios digitais de instituições federais de ensino superior brasileiras: um panorama da documentação institucionalizada digital preservation in digital repositories of brazilian federal college units: an overview of institutionalized documentation. Revista brasileira de preservação digital, [????].
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