Article Brapci-Autoridades

Análise de Redes Sociais em Ciência da Informação: investigação a partir da Web of Science

Introdução: analisar o cenário internacional da publicação científica acerca do tema Análise de Redes Sociais em periódicos na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, indexados na Web of Science. Método: abordagem quantitativa e qualitativa, por meio de indicadores bibliométricos e cientométricos, e pode ser caracterizada ainda como descritiva. Resultados: foram recuperados 570 artigos válidos, disponibilizados entre 1994 e 2019. A produção recuperada foi publicada em 94 periódicos científicos diferentes, destacando o Sientometrics, que publicou sozinho 23,86% da totalidade dos estudos, caracterizando-se assim, como a principal fonte de pesquisa para a exploração da temática estudada. Das autorias, foram identificados 1.339 pesquisadores, um resultado aparentemente alinhado ao número de parcerias em coautoria, cerca de 85,79% de todo o resultado. Foi utilizada a lei do Elitismo de Price para determinar a elite da área estudada, correspondente a 1/3 dos autores, ou seja, os 38 primeiros autores que publicaram ao menos três artigos relacionados à temática. Relacionado à lei de Zipf, as palavras-chaves atribuídas pelos pesquisadores aos artigos analisados estão vinculadas às pesquisas desenvolvidas aos Estudos Métricos da Informação. Foram utilizadas 19.933 referências bibliográficas nas publicações, e as dez referências mais frequentes são, em sua maioria, de base conceitual e metodológica ampliada para todas áreas do conhecimento. Conclusão: identificou, entre outros aspectos, que o tema vem sendo desenvolvido na área nos últimos anos e comumente associado aos estudos métricos da informação.@pt


. Análise de redes sociais em ciência da informação: investigação a partir da web of science. Atoz: novas práticas em informação e conhecimento, [????].
NLP0.29
Visto 13 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2022-11-28] => 210016
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Renata Ivone Garcia] => 24487
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Márcio Matias] => 13111
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/100/2023/01/oai_revistas_ufpr_br_article_84650#00006.pdf] => 212988
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [11] => 8524
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1] => 696
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência social aplicada i] => 10905
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Análise de rede social] => 280049
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Comunicação científica] => 269939
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Produção científica] => 261508
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Bibliometria] => 237251
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Cientometria] => 199141
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Ciências sociais aplicadas i] => 234395
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 269812
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Análise de redes sociais] => 234525
                        )

                    [10] => Array
                        (
                            [Cientometria] => 267499
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2022-11-28] => 246119
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVED] => 249275
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [HTTP://CREATIVECOMMONS.ORG/LICENSES/BY/4.0] => 232768
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [AtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento] => 100
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00006-2022-11-] => 170034
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:6:2022-11-0] => 232232
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introdução: analisar o cenário internacional da publicação científica acerca do tema Análise de Redes Sociais em periódicos na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, indexados na Web of Science. Método: abordagem quantitativa e qualitativa, por meio de indicadores bibliométricos e cientométricos, e pode ser caracterizada ainda como descritiva. Resultados: foram recuperados 570 artigos válidos, disponibilizados entre 1994 e 2019. A produção recuperada foi publicada em 94 periódicos científicos diferentes, destacando o Sientometrics, que publicou sozinho 23,86% da totalidade dos estudos, caracterizando-se assim, como a principal fonte de pesquisa para a exploração da temática estudada. Das autorias, foram identificados 1.339 pesquisadores, um resultado aparentemente alinhado ao número de parcerias em coautoria, cerca de 85,79% de todo o resultado. Foi utilizada a lei do Elitismo de Price para determinar a elite da área estudada, correspondente a 1/3 dos autores, ou seja, os 38 primeiros autores que publicaram ao menos três artigos relacionados à temática. Relacionado à lei de Zipf, as palavras-chaves atribuídas pelos pesquisadores aos artigos analisados estão vinculadas às pesquisas desenvolvidas aos Estudos Métricos da Informação. Foram utilizadas 19.933 referências bibliográficas nas publicações, e as dez referências mais frequentes são, em sua maioria, de base conceitual e metodológica ampliada para todas áreas do conhecimento. Conclusão: identificou, entre outros aspectos, que o tema vem sendo desenvolvido na área nos últimos anos e comumente associado aos estudos métricos da informação.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:revistas.ufpr.br:article/84650] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/84650] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5380/atoz.v11i0.84650] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 11 (2022); 1 - 11] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2237-826X] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5380/atoz.v11i0] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Análise de Redes Sociais em Ciência da Informação: investigação a partir da Web of Science] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/84650/47696] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/84650/51857] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/84650] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/84650/47696] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://revistas.ufpr.br/atoz/article/downloadSuppFile/84650/51857] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:revistas.ufpr.br:article/84650#00006] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5380/atoz.v11i0.84650] => 0
                        )

                )

        )

)