Article Brapci-Autoridades

Diálogo entre a teoria do Círculo de Bakhtin e a ciência da informação

O estudo traz resultados de uma leitura sobre elementos da teoria do Círculo de Bakhtin (CB) aplicados a conceitos relacionados à área da ciência da informação (CI), expressos na literatura periódica do campo. Analisa como os autores se reportam ao CB, como se configuram os conceitos e quais as possibilidades de interpretação oferecidas. Utiliza a análise das citações dos autores do Círculo como método para construção de um corpus, do qual extraem dados que subsidiam os processos de sistematização, análise e interpretação dos resultados. Analisa de maneira qualitativa e ampla aspectos que no seu conjunto oferecem possibilidades de aplicação  da teoria do CB no domínio da CI. A trajetória permite acompanhar a tomada de consciência das categorias de análise, com a ênfase no enunciado quando assumido pelos participantes do processo de construção cognitiva da CI. Discute também os conceitos de informação e linguagem, diálogo a partir do qual se procede a análise dos dados. Buscando aporte nos autores do CB, observa a defesa de uma concepção social e historicamente contextualizada dos processos  nerentes às teorias e práticas de organização e representação do conhecimento.Palavras-chaveCiência da informação. Círculo de Bakhtin. Dialogismo. Linguagem.Dialogue between Bakhtin’s theory of the circle and information scienceAbstractThe objective of this study is to present the results of a reading of the elements of Bakhtin’s theory of the circle applied to the concepts on the area of Information Science, as expressed in the journal literature of the field. An analysis is made of how the authors report to Bakhtin’s Circle, how the concepts are elaborated and which possibilities of interpretation are offered. Analysis of the authors’ citations of the Circle are used as a method for building up a corpus, from which data are taken that support the processes of systematization, analysis e interpretation of the results. A qualitative and wide analysis is made about the aspects that jointly offer possibilities of application of Bakhtin’s Circle theory to the domains of Information Science. A trajectory allows the following up of a conscious understanding of the categories of analysis, emphasizing the statement when they are taken over by the participants of the process of cognitive construction of Information Science. The processes of information and  language are also discussed in the dialogue of analyzing the data. Analyzing Bakhtin’s Circle authors, one can see that a social and  historically contextualized conception of the processes related to the theories and practices of knowledge organization and representation is stood by.KeywordsInformation Science. Bakhtin’s circle. Dialogism. Language.@pt


. Diálogo entre a teoria do círculo de bakhtin e a ciência da informação. Ciência da informação, [????].

References

  • BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 10. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.
  • BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
  • BASE BRASILEIRA DE ARTIGOS DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Versão 0.01.14. Curitiba: UFPR, 2009-2011. Disponível em: . Acesso em: 08 ago. 2011.
  • BUCKLAND, M. K. Information as thing. Journal of the American Society for Information Science (JASIS), v. 45, n. 5, p. 351-360, 1991.
  • BUFREM, L. S.., SILVA, H. F. N.., BREDA, S. M. Contribuições teóricas para uma revisão dos princípios e práticas da representação do conhecimento. ETD – Educação Temática Digital, v. 7, n. 1, dez. 2005. Disponível em: . Acesso em: 08 ago. 2011.
  • CAPURRO, R.., HJØRLAND, B. O conceito de informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n. 1, p. 148-207, jan./abr. 2007.
  • CINTRA, A. M. M. et al. Para entender as linguagens documentárias. São Paulo: Polis, 2002.
  • COSTA, R. S.., ORRICO, E. G. D. A construção de sentido na informação das histórias em quadrinhos. DataGramaZero, v. 10, n. 2, abr. 2009. Disponível em: . Acesso em: 08 ago. 2011.
  • CURY, M. C.., RIBEIRO, M. S. P.., OLIVEIRA, N. M. Bibliotecário universitário: representações sociais da profissão. Informação and Sociedade: Estudos, v. 11, n. 1, p. 1-8, 2001.
  • FARACO, C. A. Linguagem and diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola, 2010.
  • FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006.
  • FREIRE, G. H. A. O hipertexto como instrumento de informação em redes de comunicação. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 8, n. esp., p. 124-133, jul./ dez. 2003.
  • FREIRE, G. H. A.., GARCIA, J. C. R.. Avaliação científica: a visão do pesquisador. Informação and Sociedade: Estudos, v. 12, n. 2, p. 253-268, 2002.
  • GASPAR, N. R.., REIS, L. L. Um olhar da análise do discurso para a representação temática na Ciência da Informação. DataGramaZero, v. 11, n. 6, dez. 2010. Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2011.
  • G O M E S , H . F. A m e d i a ç ã o d a informação,comunicação e educação na construção do conhecimento. DataGramaZero, v. 9, n. 1, fev. 2008. Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2011.
  • G O M E S , H . A transferência de informação na educação universitária: implicações do uso da oralidade, da escrita e outras tecnologias: metodologia e instrumentos. Informação and Sociedade: Estudos, v. 9, n. 2, p. 273-290, 1999.
  • G O M E S , H . O ambiente informacional e suas tecnologias na construção dos sentidos e significados. Ciência da Informação, v. 29, n. 1, p. 61-70 jan./abr. 2000.
  • G O M E S , H . Tendências de pesquisa sobre mediação, circulação e apropriação da informação no Brasil: estudo em periódicos e anais dos ENANCIB (20082009). Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 3, n. 1, p. 85-99, 2010.
  • GRACIOSO, L. S. Parâmetros teóricos para elaboração de instrumentos pragmáticos de representação e organização da informação na Web: considerações preliminares sobre uma possível proposta metodológica. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 1, n. 1, p. 138158, 2010.
  • KOBASHI, N. Y. Fundamentos semânticos e pragmáticos da construção de instrumentos de representação de informação. DataGramaZero, v. 8, n. 6, dez. 2007. br/dez07/Art_01.htm>. Acesso em: 29 jul. 2011.
  • LARA, M. L. G. Algumas contribuições da semiologia e da semiótica para a análise das linguagens documentárias. Ciência da Informação, v. 22, n. 3, p. 223-226, set./dez. 1993.
  • LE COADIC, Y. A ciência da informação. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004. McGARRY, K. O contexto dinâmico da informação. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.
  • ORRICO, E. G. Memória e discurso no entremeio das práticas informacionais contemporâneas. Liinc em revista, v. 6, n. 2, 2010. Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2011.
  • ORRICO, E. G.., OLIVEIRA, C. I. C. A representação metafórica nos caminhos do conhecimento em tempos de comunicação globalizada. DataGramaZero, v. 6, n. 5, out. 2005. Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2011.
  • RODRIGUES, J.., CARICATTI, A. A pragmática no contexto da identificação de autoria de textos. Ciência da Informação, v. 38, n. 1, p. 124-133, jan./abr. 2009.
  • SOUTO, Leonardo Fernandes. Disseminação Seletiva de Informações: discussão de modelos eletrônicos. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 11, n. esp., 1º sem. 2006, p. 60-74.
  • VARELA, A. Dimensões das relações entre a ciência da informação e as ciências cognitivas: caminhos percorridos e a percorrer. Informação and Sociedade: Estudos, v. 20, n. 2, p. 51-64, maio/ago 2010.
  • WERTSCH, James V.., SMOLKA, Ana Luiza B. Continuando o diálogo: Vygotsky, Bakhtin e Lotman. In: DANIELS, Harry (Org.). Vygotsky em foco: pressupostos e desdobramentos. São Paulo: Papirus, 1994. p.121-149.
  • APÊNDICE – Quadro temático do corpus de pesquisa, pesquisa na BRAPCI em 22/03/2011. BRAGA, William Dias. Mediação e processos de compreensão intersubjetiva das Comunicação. Jornalismo. Publicidade. Televisão. Análise do Discurso representações sociais do trabalho. DataGramaZero, v. 5, n. 3, jun. 2004.
  • CARLI, Ruvana de. Deficiente versus pessoa portadora de deficiência: uma análise discursiva dos jornais Zero Hora e Correio do Povo. Em Questão: Revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, v. 9, n. 2, p. 283-294. jul./dez. 2003.
  • CORSINI, Leonora. Linguagem, individuação e performatividade em Paolo Virno. Liinc em revista, v. 6, n. 2, p. 181-196, 2010.
  • FLORES, Natália Martins., SILVEIRA, Ada Cristina Machado da. A formulação discursiva no jornalismo científico: construção da visada da captação em um diário popular. Em Questão: Revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da
  • UFRGS, v. 16, n. 1, p. 147-164, 2010
  • MAGALHÃES, Nara. Reflexões sobre televisão e a “falta de cultura” no Brasil. Em Questão: Revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, v. 12, n. 1, p. 109-129, jan./jun. 2006.
  • MENDONÇA, Maria Luiza M.. Mídia e diversidade cultural : a representação de grupos minoritários na cinematografia canadense. Comunicação and Informação, v. 11, n. 2, p. 228-239, 2008
  • OLIVEIRA, Israel., MOREIRA, Fayga. Mediações entre Periferia, Cultura e Terceiro Setor. Comunicação and Informação, v. 11, n. 1, p. 115-124, 2008.
  • PANCOTE, Lais Romero. Arte e Publicidade: uma parceria nem sempre evidente. Em Questão: Revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, v. 16, n. 2, p. 219-233, jul./dez. 2010 Educação. Ensino. Aprendizagem. Educação à Distância. Educação Especial
  • PINTO, Francisco Neto Pereira., Magalhães, Hilda Dutra Gomes. A legislação ambiental do município de Araguaína: para quem?. ETD – Educação Temática Digital, v. 11, n. 1, p. 206-233, dez. 2009
  • REZENDE, Afonsina Maria Guersoni. HIPERTEXTO: tramas e trilhas de um conceito contemporâneo. Informação and Sociedade: Estudos, v. 10, n. 1, p. 6-12, 2000.
  • ROCHA, Nilton José dos Reis. Oralidade ? e o povo sobrevive na sua fala reinventada. Comunicação and Informação, v. 10, n. 1, p. 114-125, 2007
  • ROMÃO, Lucília Maria Sousa. Clarice Lispector – A hora da estrela: o discurso no panfleto da exposição. Transinformação, v. 21, n. 1, p. 77-87, jan./abr. 2009.
  • SANTOS, Marly dos. Histórias de vida na grande reportagem: um encontro entre jornalismo e história oral. Comunicação and Informação, v. 12, n. 2, jul./dez., p. 21-32, 2009.
  • SÓLIO, Marlene Branca. Comunicação e poder nas organizações. Em Questão: Revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, v. 14, n. 2, p. 207-222, jul./dez. 2008.
  • TAVARES, Frederico de Mello Brandão. O Jornalismo especializado e a mediação de um ethos na sociedade contemporânea. Em Questão: Revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, v. 13, n. 1, p. 41-56, jan./jun. 2007.
  • ZANI, Ricardo. Intertextualidade: considerações em torno do dialogismo. Em Questão: Revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, v. 9, n. 1, p. 121-132, jan./jun. 2003.
  • ÁREA, Clarice Jaeger. Afetividade nas relações de ensino-aprendizagem. ETD – Educação Temática Digital, v. 7, n. esp., p. 66-73, jun. 2006.
  • CARVALHO, Ana Maria Sá de., PONTES, Rute Batista de. Por espaços democráticos de aprendizagem. Transinformação, v. 15, n. 3, p. 339-350, set./dez. 2003.
  • COLLINS, Heloisa., GARCIA, Ana Luiza Marcondes. Avaliação da experiência em EaD em um contexto de formação de formadores. ETD – Educação Temática Digital, v. 10, n. 2, p. 330-354, jun. 2009.
  • FRANCO, Claudio de Paiva. Autonomia de aprendizes on-line de inglês. ETD – Educação Temática Digital, v. 9, n. 2, p. 52-60, jun. 2008.
  • KLEIN, Madalena., LUNARDI, Márcia Lise. Surdez: um território de fronteiras. ETD – Educação Temática Digital, v. 7, n. 2, p. 14-23, jun. 2006.
  • LODI, Ana Claudia Balieiro., MOURA, Maria Cecília de. Primeira língua e constituição do sujeito: uma transformação social. ETD – Educação Temática Digital, v. 7, n. 2, p. 1-13, jun. 2006.
  • MUNGIOLI, Maria Cristina Palma. Jogando com o narrador: estratégias narrativas na produção de textos em ambientes escolares informatizados. ETD – Educação Temática Digital, v. 10, n. 1, p. 24-48, dez. 2008. Leitura. Biblioterapia
  • MUNGLIOLI, Maria Cristina Palma. Televisão e criança: algumas reflexões. ETD – Educação Temática Digital, v. 7, n. 1, p. 57-66, dez. 2005.
  • PEREIRA, Rita Ribes. Reflexões sobre a feitura e os usos da imagem na pesquisa em educação: os óculos de Win Wenders e o olhar de Bavcar. ETD – Educação Temática Digital, v. 11, n. 1, p. 255-272, dez. 2009.
  • PINTO, Virgínia Bentes., PINHEIRO, Edna Gomes. Ensinar e aprender: reflexões acerca da pesquisa em Ciência da Informação. Transinformação, v. 15, n. 3, p. 319-331, set./dez. 2003.
  • SIMÕES, Marina Velosa. A língua de sinais como foco de construção do imaginário no brincar de crianças surdas. ETD – Educação Temática Digital, v. 7, n. 2, p. 24-33, jun. 2006.
  • VARANI, Adriana., CHALUH, Laura Noemi. O uso do filme na formação de professores. ETD – Educação Temática Digital, v. 10, n. 1, p. 1-23, dez. 2008.
  • CALDIN, Clarice Fortkamp. A aplicabilidade terapêutica de textos literários para crianças. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 9, n. 18, p. 72-89, 2º sem. 2004.
  • COSTA, Maria de Fátima Vasconcelos da. O brincar em narrativas autobiográficas: um estudo intergeracional. ETD – Educação Temática Digital, v. 12, n. esp., p. 107-123, jun.2010.
  • LEITE, Sérgio Antonio da Silva., SCHMIDT, Luciane Vaughn. A política de leitura em Campinas: o caso da Biblioteca Municipal Prof. Ernesto Manoel Zink. Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins, v. 1, n. 3, p. 1-30, jun. 2000.
  • MACHADO, Raquel. Trabalhando com gêneros literários: relato de experiência na biblioteca do Colégio da Lagoa – Florianópolis. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 12, n. 2, p. 310-321, jul./dez. 2007.
  • MATOS, Heloísa Andréia Vicente de. Algumas considerações sobre o desenvolvimento da atividade de leitura e a constituição do leitor surdo. ETD – Educação Temática Digital, v. 7, n. 2, p. 65-75, jun. 2006.
  • SILVA, Terezinha Elisabeth da. Livro e cinema: intertextualidade e memória. Em n. 2, p. 299-320, jun./dez. 2006. Aspectos teóricos da Ciência da Informação. Organização e Representação do Conhecimento. Mediação da Informação
  • BUFREM, Leilah Santiago., SILVA, Helena de Fátima Nunes., BREDA, Sônia Maria. Contribuições teóricas para uma revisão dos princípios e práticas da representação do conhecimento. ETD – Educação Temática Digital, v. 7, n. 1, p. 28-38, dez. 2005.
  • COSTA, Robson Santos., ORRICO, Evelyn Goyannes Dill. A construção de sentido na informação das histórias em quadrinhos. DataGramaZero, v. 10, n. 2, abr. 2009
  • CURY, Maria Catarina., RIBEIRO, Maria Solange Pereira., OLIVEIRA, Nirlei Maria. Bibliotecário universitário: representações sociais da profissão. Informação and Sociedade: Estudos, v. 11, n. 1, p. 1-8, 2001.
  • FREIRE, Gustavo Henrique de Araújo. O hipertexto como instrumento de informação em redes de comunicação. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 8, n. esp., p. 124-133, jul./dez. 2003.
  • FREIRE, Gustavo Henrique de Araújo., GARCIA, Joana Coeli Ribeiro. Avaliação científica: a visão do pesquisador. Informação and Sociedade: Estudos, v. 12, n. 2, p. 253268, 2002.
  • GASPAR, Nádea Regina., REIS, Lívia de Lima. Um olhar da análise do discurso para a representação temática na Ciência da Informação. DataGramaZero, v. 11, n. 6, p. 1-8, dez. 2010.
  • GOMES, Henriette Ferreira. O ambiente informacional e suas tecnologias na construção dos sentidos e significados. Ciência da Informação, v. 29, n. 1, p. 61-70, jan./abr. 2000.
  • GOMES, Henriette Ferreira. A transferência de informação na educação universitária: implicações do uso da oralidade, da escrita e outras tecnologias: metodologia e instrumentos. Informação and Sociedade: Estudos, v. 9, n. 2, p. 273-290, 1999.
  • GOMES, Henriette Ferreira. A mediação da informação,comunicação e educação na construção do conhecimento. DataGramaZero, v. 9, n. 1, fev. 2008.
  • GOMES, Henriette Ferreira. Tendências de pesquisa sobre mediação, circulação e apropriação da informação no Brasil: estudo em periódicos e anais dos ENANCIB (2008-2009). Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 3, n. 1, p. 8599, 2010.
  • GRACIOSO, Luciana de Souza. Parâmetros teóricos para elaboração de instrumentos pragmáticos de representação e organização da informação na Web: considerações preliminares sobre uma possível proposta metodológica. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 1, n. 1, p. 138-158, 2010.
  • KOBASHI, Nair Yumiko. Fundamentos semânticos e pragmáticos da construção de instrumentos de representação de informação. DataGramaZero, v. 8, n. 6, dez., p. 2007.
  • LARA, Marilda Lopes Ginez de. Algumas contribuições da semiologia e da semiótica para a análise das linguagens documentárias. Ciência da Informação, v. 22, n. 3, p. 223Aspectos 226, set./dez. 1993.
  • ORRICO, Evelyn Goyanes Dill. Memória e discurso no entremeio das práticas informacionais contemporâneas. Liinc em revista, v. 6, n. 2, p. 250-259, 2010.
  • ORRICO, Evelyn Goyannes Dill., OLIVEIRA, Carmen Irene Correia de. A Organização e representação metafórica nos caminhos do conhecimento em tempos de comunicação Representação globalizada. DataGramaZero, v. 6, n. 5, out. 2005.
  • RODRIGUES, Jorilson., CARICATTI, André. A pragmática no contexto da Conhecimento. identificação de autoria de textos. Ciência da Informação, v. 38, n. 1, p. 124-133, jan./ Mediação da abr. 2009.
  • SOUTO, Leonardo Fernandes. Disseminação Seletiva de Informações: discussão de modelos eletrônicos. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 11, n. esp., p. 60-74, 1º sem. 2006.
  • VARELA, Aida. Dimensões das relações entre a ciência da informação e as ciências cognitivas: caminhos percorridos e a percorrer. Informação and Sociedade: Estudos, v. 20, n. 2, p. 51-64, maio/ago. 2010.
NLP0.29
Visto 19 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2012-09-11] => 17788
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Leilah Santiago Bufrem] => 4219
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Aline Elis Arboit] => 4615
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Tidra Viana Sorribas] => 7411
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/146/2018/09/oai_ojs_revista_ibict_br_article_1307#00010.pdf] => 54703
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Círculo de bakhtin] => 20183
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Dialogismo] => 199891
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Linguagem] => 234977
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2012-09-11] => 260860
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 146
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00010-2011-40-2] => 17785
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O estudo traz resultados de uma leitura sobre elementos da teoria do Círculo de Bakhtin (CB) aplicados a conceitos relacionados à área da ciência da informação (CI), expressos na literatura periódica do campo. Analisa como os autores se reportam ao CB, como se configuram os conceitos e quais as possibilidades de interpretação oferecidas. Utiliza a análise das citações dos autores do Círculo como método para construção de um corpus, do qual extraem dados que subsidiam os processos de sistematização, análise e interpretação dos resultados. Analisa de maneira qualitativa e ampla aspectos que no seu conjunto oferecem possibilidades de aplicação  da teoria do CB no domínio da CI. A trajetória permite acompanhar a tomada de consciência das categorias de análise, com a ênfase no enunciado quando assumido pelos participantes do processo de construção cognitiva da CI. Discute também os conceitos de informação e linguagem, diálogo a partir do qual se procede a análise dos dados. Buscando aporte nos autores do CB, observa a defesa de uma concepção social e historicamente contextualizada dos processos  nerentes às teorias e práticas de organização e representação do conhecimento.Palavras-chaveCiência da informação. Círculo de Bakhtin. Dialogismo. Linguagem.Dialogue between Bakhtin’s theory of the circle and information scienceAbstractThe objective of this study is to present the results of a reading of the elements of Bakhtin’s theory of the circle applied to the concepts on the area of Information Science, as expressed in the journal literature of the field. An analysis is made of how the authors report to Bakhtin’s Circle, how the concepts are elaborated and which possibilities of interpretation are offered. Analysis of the authors’ citations of the Circle are used as a method for building up a corpus, from which data are taken that support the processes of systematization, analysis e interpretation of the results. A qualitative and wide analysis is made about the aspects that jointly offer possibilities of application of Bakhtin’s Circle theory to the domains of Information Science. A trajectory allows the following up of a conscious understanding of the categories of analysis, emphasizing the statement when they are taken over by the participants of the process of cognitive construction of Information Science. The processes of information and  language are also discussed in the dialogue of analyzing the data. Analyzing Bakhtin’s Circle authors, one can see that a social and  historically contextualized conception of the processes related to the theories and practices of knowledge organization and representation is stood by.KeywordsInformation Science. Bakhtin’s circle. Dialogism. Language.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [O estudo traz resultados de uma leitura sobre elementos da teoria do Círculo de Bakhtin (CB) aplicados a conceitos relacionados à área da ciência da informação (CI), expressos na literatura periódica do campo. Analisa como os autores se reportam ao CB, como se configuram os conceitos e quais as possibilidades de interpretação oferecidas. Utiliza a análise das citações dos autores do Círculo como método para construção de um corpus, do qual extraem dados que subsidiam os processos de sistematização, análise e interpretação dos resultados. Analisa de maneira qualitativa e ampla aspectos que no seu conjunto oferecem possibilidades de aplicação  da teoria do CB no domínio da CI. A trajetória permite acompanhar a tomada de consciência das categorias de análise, com a ênfase no enunciado quando assumido pelos participantes do processo de construção cognitiva da CI. Discute também os conceitos de informação e linguagem, diálogo a partir do qual se procede a análise dos dados. Buscando aporte nos autores do CB, observa a defesa de uma concepção social e historicamente contextualizada dos processos  nerentes às teorias e práticas de organização e representação do conhecimento.Palavras-chaveCiência da informação. Círculo de Bakhtin. Dialogismo. Linguagem.Dialogue between Bakhtin’s theory of the circle and information scienceAbstractThe objective of this study is to present the results of a reading of the elements of Bakhtin’s theory of the circle applied to the concepts on the area of Information Science, as expressed in the journal literature of the field. An analysis is made of how the authors report to Bakhtin’s Circle, how the concepts are elaborated and which possibilities of interpretation are offered. Analysis of the authors’ citations of the Circle are used as a method for building up a corpus, from which data are taken that support the processes of systematization, analysis e interpretation of the results. A qualitative and wide analysis is made about the aspects that jointly offer possibilities of application of Bakhtin’s Circle theory to the domains of Information Science. A trajectory allows the following up of a conscious understanding of the categories of analysis, emphasizing the statement when they are taken over by the participants of the process of cognitive construction of Information Science. The processes of information and  language are also discussed in the dialogue of analyzing the data. Analyzing Bakhtin’s Circle authors, one can see that a social and  historically contextualized conception of the processes related to the theories and practices of knowledge organization and representation is stood by.KeywordsInformation Science. Bakhtin’s circle. Dialogism. Language.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.revista.ibict.br:article/1307] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1307] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.18225/ci.inf..v40i2.1307] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da Informação; v. 40, n. 2 (2011)] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [0100-1965] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1518-8353] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Diálogo entre a teoria do Círculo de Bakhtin e a ciência da informação] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1307/1485] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1307] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1307/1485] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.revista.ibict.br:article/1307#00010] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.18225/ci.inf.v40i2.1307] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.18225/ci.inf.v40i2.1307.g1485] => 0
                        )

                )

        )

)