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Motivações para a formação de redes de colaboração em bancas examinadoras de defesas de mestrado e doutorado

Motivations for the formation of collaborative networks in master´s and doctoral´s committees

A formação de bancas examinadoras para avaliar dissertações e teses é um requisito do processo de titulação de mestres e doutores no Brasil. A definição da composição requer tempo e dedicação de orientandos, orientadores e membros dessas comissões avaliativas, havendo motivações objetivas e subjetivas. O objetivo desta pesquisa foi investigar fatores influenciadores dos processos de escolha desses componentes motivacionais. Para isso, estudaram-se as dinâmicas de colaboração e organização de redes dos membros dessas comissões em trabalhos submetidos ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (PPGeo/UFU), entre 2000 a 2018. Assim, a coleta dos documentos ocorreu via página eletrônica do Repositório Institucional (RI/UFU) e por meio de dados acadêmicos de docentes registrados na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A partir desses levantamentos, foram produzidos quadros, tabelas, gráficos e grafos que subsidiaram as análises. Constatou-se que a rede de colaboração em questão é baseada em vínculos originados na área da Geografia e composta por docentes e/ou pesquisadores de universidades localizadas no estado de Minas Gerais. Observou-se, por fim, não haver influência de relações, entre orientadores e examinadores, estabelecidas durante sua formação acadêmica.@pt


The formation of committees to evaluate dissertations and theses is a requirement for master´s and doctorate degree process in Brazil. Defying the committee composition requires time and dedication from the students, advisors and members of these evaluation committees, considering objective and subjective motivations. The objective of this research was to investigate factors that influence the processes of choosing these motivational components. For this purpose, the collaboration and organization dynamics of the members network from these commissions were studied in papers submitted to the Geography Graduate Program at the Federal University of Uberlândia (PPGeo / UFU), between 2000 and 2018. Thus, the collection of documents took place via the Institutional Repository website (RI / UFU) and through academic data of professors registered in the Lattes Platform of the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq). Tables, charts, graphics and graphs were produced from these surveys and supported the analyzes. It was found that the collaboration network in question is based on links originated from the area of Geography and composed of professors and / or researchers from universities located in the state of Minas Gerais. Finally, it was observed that there was no influence of relationships, between supervisors and examiners, established during their academic training.@en

. Motivations for the formation of collaborative networks in master´s and doctoral´s committees motivações para a formação de redes de colaboração em bancas examinadoras de defesas de mestrado e doutorado. Incid: revista de ciência da informação e documentação, [????].

References

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