Article Brapci-Autoridades

Personal information management e seu impacto na produção científica de pesquisadores do domínio da educação

Personal information management and its impact on scientific production of researchers in the domain of education

O desenvolvimento de tecnologias de informação tem afetado a forma como pesquisadores lidam com a informação utilizada na produção do conhecimento. Um dos aspectos envolvidos nesta atividade é a organização de seus documentos eletrônicos. O objetivo estudo foi identificar as estratégias e os recursos utilizados pesquisadores brasileiros do domínio Educação para organizar suas coleções e verificar se as dificuldades no manejo destas coleções afetam a produção científica destes pesquisadores. Para realização da coleta de dados foi aplicado um questionário eletrônico a pesquisadores vinculados às dez universidades brasileiras melhor colocadas no ranking da Folha de São Paulo em três avaliações subsequentes. Obteve-se um total de 205 respostas, sendo que 163 foram consideradas válidas para análise. Os dados foram analisados utilizando o software Statistical Package for the Social Sciences e aplicou-se o teste estatístico Qui-Quadrado com propósito de verificar a associação da distribuição de respostas dos participantes entre as variáveis do estudo. Os resultados demonstraram que a minoria dos participantes utiliza ferramentas específicas para gerenciar suas coleções. Verificou-se ainda que a dificuldade em gerenciar suas coleções tem impactado na produção científica dos pesquisadores e que aqueles que passaram por algum treinamento sobre ferramentas para organizar e armazenar seus documentos enfrentam menos dificuldades para recuperar materiais de sua coleção pessoal. Pretende-se que os resultados da pesquisa possam servir de base para o preparo de bibliotecários para o atendimento a este grupo de pesquisadores e para a adaptação e proposição de produtos e serviços informacionais relacionados ao PIM.@pt


The development of information technologies has affected the way researchers deal with the information used in conducting and communicating the results of their research. The objective of this study was to identify the strategies and resources used by Brazilian researchers in the Education domain to organize their collections and to verify if the difficulties in the management of these collections affect the scientific production of these researchers. To conduct the data collection, an electronic questionnaire was applied to researchers linked to the ten Brazilian universities best placed in the Folha de São Paulo ranking in three subsequent evaluations. A total of 205 responses were obtained, 163 of which were considered valid for analysis. The data were analyzed using the Statistical Package for the Social Sciences software and the Chi-Square statistical test was applied in order to verify the association of the distribution of the participants´ responses between the study variables. The results showed that the minority of participants uses specific tools to manage their collections. It was also found that difficulty in managing their collections has impacted on the scientific production of the participants and that those who have undergone some training on tools to organize and store their documents face less difficulty in recovering materials from their personal collection. It is intended that the research results can serve as a basis for the preparation of librarians to serve this group of researchers and for the adaptation and proposition of information products and services related to PIM.@en

. Personal information management e seu impacto na produção científica de pesquisadores do domínio da educação. Em questão, [????].

References

  • AL-ANAZI, M.., HINZE, A.., VANDERSCHANTZ, N. Personal digital libraries: Keeping track of academic reading material. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON ASIAN DGITAL LIBRARIES, [2014?], Cham. Proceedings [...]. Cham: Springer, 2014. p. 39-47.
  • AL-ANAZI, M. S. Keeping track of electronic reading material. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - University of Waikato, Hamilton, 2013.
  • AL-OMAR, M.., COX, A. Finders, keepers, losers, seekers: a study of academics’ research-related personal information collections. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON HUMAN INTERFACE AND THE MANAGEMENT OF INFORMATION, [2013?], Berlin. Proceedings [...]. Berlin, Heidelberg: Springer, 2013. p. 169-176.
  • ARSHAD, A.., AMEEN, K. Comparative analysis of academic scientists, social scientists and humanists´ scholarly information seeking habits. The Journal of academic librarianship, New York, v. 47, n. 1, p. 1-9, 2021.
  • ATHUKORALA, K. et al. Information‐seeking behaviors of computer scientists: Challenges for electronic literature search tools. Proceedings of the American Society for Information Science and Technology, [S.l.], v. 50, n. 1, p. 1-11, 2013.
  • BARREAU, D.., NARDI, B. A. Finding and reminding: file organization from the desktop. ACM Sigchi Bulletin, [S.l.], v. 27, n. 3, p. 39-43, Jul. 1995.
  • BATES, M. J. Learning about the information seeking of interdisciplinary scholars and students. Library trends, Baltmore, v. 45, n. 2, p. 155-64, 1996.
  • BERGMAN, O.., YANAI, N. Personal information retrieval: smartphones vs. computers, emails vs. files. Personal and Ubiquitous Computing, London, v. 22, n. 4, p. 621-632, 2018.
  • BRUCE, H.., JONES, W.., DUMAIS, S. Information behaviour that keeps found things found. Information Research, Sheffield, v. 10, n. 1, 2004.
  • BUSH, V. As we may think. The atlantic monthly, [S.l.], v. 176, n. 1, p. 101108, 1945.
  • CASE, D.., GIVEN, L. M. Looking for informantion. 4. ed. [S.l.]: Emerald, 2016.
  • CASE, D. O.., O´CONNOR, L. G. What´s the use? Measuring the frequency of studies of information outcomes. Journal of the Association for Information Science and Technology, Hoboken, v. 67, n. 3, p. 649-661, 2016.
  • CHARLOT, B. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, p. 7-18, 2006.
  • ETZEL, B.., THOMAS, P. Personal information management. In: ETZEL, B.., THOMAS, P. Personal Information Management. London: Palgrave, 1996. p. 8-17.
  • FRY, J. Scholarly research and information practices: a domain analytic approach. Information processing and management, Oxford, v. 42, p. 299316, 2006.
  • GIVEN, L. M.., WILLSON, R. Information technology and the humanities scholar: Documenting digital research practices. JASIST, [S.l.], v. 69, n. 6, p. 807-819, 2018.
  • GREIFENEDER, E. Trends in information behaviour research. In: PROCEEDINGS OF ISIC, THE INFORMATION BEHAVIOUR CONFERENCE, 10., 2014, Leeds. Proceedings […] Leeds: Jagiellonian University, 2014.
  • HASSAN, S. et al. Measuring social media activity of scientific literature: an exhaustive comparison of Scopus and novel altmetrics big data. Scientometrics, Dordrecht, v. 113, p. 1037–1057, 2017.
  • HEMMINGER, B. M. et al. Information seeking behavior of academic scientists. Journal of the American society for information science and technology, Hoboken, v. 58, n. 14, p. 2205-2225, 2007.
  • HJØRLAND, B. Domain analysis. Knowledge Organization, Baden Baden, v.44, n.6, p. 436-464, 2017.
  • HWANG, Y.., LIN, H.., SHIN, D. Knowledge system commitment and knowledge sharing intention: the role of personal information management motivation. International Journal of Information Management, Oxford, v. 39, p. 220-227, 2018.
  • JAMALI, H. R.., ASADI, S. Google and the scholar: the role of Google in scientists´ information‐seeking behaviour. Online Information Review, Bingley, v.34, n.2, p. 282-294, 2010.
  • JONES, W. Personal information management. Annual review of information science and technology, Hoboken, v. 41, n.1, p. 453-504, 2007.
  • JONES, W. et al. Making it real: Towards practical progress in the management of personal information. In: CHI: conference extended abstracts on human factors in computing systems, 2016, [s.l.]. Proceedings […]. [S. l.: s. n.],
  • [2016]. p. 571-582. JONES, W.., TEEVAN, J. Personal information management. Seattle: University Washington Press, 2007.
  • JONES, W.., WENNING, A.., BRUCE, H. How do people re-find files, emails and web pages? In: ICONFERENCE 2014, [s.l.]. Proceedings […]. [S. l.: s. n.], 2014.
  • KEMMAN, M.., KLEPPE, M.., SCAGLIOLA, S. ´Just Google It´. In: Mills, C.., Pidd, M.., Ward, E. Proceedings of the Digital Humanities Congress 2012. Sheffield: HRI Online Publications, 2014. Studies in the Digital Humanities.
  • KING, D. W.., TENOPIR, C. Using and reading scholarly literature. In: WILLIAMS, M. E. (ed.). Annual Review of Information Science and Technology, Hoboken, v. 34, p.423-477, 2001
  • KOH, K. et al. Information seeking and beyond: impacts of studying different forms of information behavior. Proceedings of the Association for Information Science and Technology, [S.l.], v. 52, n. 1, p. 1-5, 2015.
  • MCGEACHIN, R. B. The Impact of Electronic Bibliographic Databases and Electronic Journal Articles on the Scholar´s Information-Seeking Behavior and Personal Collection of “Reprints”. Science and Technology Libraries, [S.l.], v. 25, n. 1-2, p. 127-137, 2004.
  • NEWMAN, M. L.., SACK, J. Information workflow of academic researchers in the evolving information environment: an interview study. Learned publishing, Hoboken, v. 26 n. 2, p. 124-131, 2013
  • NIU, X.., HEMMINGER, B. M. A study of factors that affect the information‐seeking behavior of academic scientists. Journal of the American Society for Information Science and Technology, Hoboken, v. 63, n. 2, p. 336-353, 2012.
  • OH, K. E. The process of organizing personal information. Dissertation (Doctor in Philosophy) – State University of New Jersey, New Brunswick,
  • PARÉ, F. X. Personal Information Management among office support staff in a university environment: an exploratory study. 2011. 214 f. Tese (Doutorado em Filosofia – Estudos de informação) - McGill University, School of Information Studies, Montreal, 2011.
  • STEWART, K. N.., BASIC, J. Information encountering and management in information literacy instruction of undergraduate, students. International Journal of Information Management, Oxford, v. 34, n. 2, p. 74-79, 2014.
  • TALJA, S.., MAULA, H. Reasons for the use and non-use of electronic journals and databases: a domain analytic study in four scholarly disciplines. Journal of documentation, Bingley, v. 59, n. 6, p. 673-691, 2003.
  • TENOPIR, C. Use and users of electronic library resources: an overview and analysis of recent research studies. Washington, D.C: Council on library and Information Resources, 2003.
  • TENOPIR, C. et al. Scholarly article seeking, reading, and use: a continuing evolution from print to electronic in the sciences and social sciences. Learned Publishing, Hoboken, v. 28, n. 2, p. 93-105, 2015.
  • VECHIATO, F. L.., FARIAS, G. B. de. Serendipidade no contexto da Ciência da Informação: perspectivas para os estudos com sujeitos informacionais. Encontros Bibli: revista eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, [S. l.], v. 25, p. 01-23, 2020. DOI: 10.5007/15182924.2020.e72056. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2020.e72056. Acesso em: 18 set. 2021.
  • WARRAICH, N. F.., ALI, I.., YASMEEN, S. Keeping found things found Challenges and usefulness of personal information management among academicians. Information and Learning Science, [S.l.], v. 119, n. 12, p. 712720, 2018.
  • WELLINGS, S.., CASSELDEN, B. An exploration into the information-seeking behaviours of engineers and scientists. Journal of Librarianship and Information Science, London, v. 51, n. 3, p. 789-800, 2017.
  • WILSON, T. D. Human information behavior. Informing science, [S.l.], v. 3, n. 2, p. 49-56, 2000. Financiamento: Esta pesquisa foi desenvolvida com o apoio do Conselho Nacional de Pesquisa CNPQ.
NLP0.29
Visto 13 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-10-26] => 165263
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Helen de Castro Silva Casarin] => 2017
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Catia Candida de Almeida] => 11822
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/47/2021/11/oai_seer_ufrgs_br_article_107825#00002.pdf] => 166469
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciëncia social aplicada] => 2102
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Comportamento de busca] => 287916
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Coleção pessoal] => 165580
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Produção científica] => 261508
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Manejo de coleção] => 165581
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Educação] => 234411
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Coleções pessoais] => 245705
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Organização da informação] => 252210
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Personal information management] => 193897
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Pim] => 268373
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Information-seeking behavior] => 177993
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Information-keeping behavior] => 268374
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Digital humanities] => 279107
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-12-07] => 232832
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em questão] => 47
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00002-2021--ONLINE] => 156645
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:2: 2022-28-1] => 232496
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O desenvolvimento de tecnologias de informação tem afetado a forma como pesquisadores lidam com a informação utilizada na produção do conhecimento. Um dos aspectos envolvidos nesta atividade é a organização de seus documentos eletrônicos. O objetivo estudo foi identificar as estratégias e os recursos utilizados pesquisadores brasileiros do domínio Educação para organizar suas coleções e verificar se as dificuldades no manejo destas coleções afetam a produção científica destes pesquisadores. Para realização da coleta de dados foi aplicado um questionário eletrônico a pesquisadores vinculados às dez universidades brasileiras melhor colocadas no ranking da Folha de São Paulo em três avaliações subsequentes. Obteve-se um total de 205 respostas, sendo que 163 foram consideradas válidas para análise. Os dados foram analisados utilizando o software Statistical Package for the Social Sciences e aplicou-se o teste estatístico Qui-Quadrado com propósito de verificar a associação da distribuição de respostas dos participantes entre as variáveis do estudo. Os resultados demonstraram que a minoria dos participantes utiliza ferramentas específicas para gerenciar suas coleções. Verificou-se ainda que a dificuldade em gerenciar suas coleções tem impactado na produção científica dos pesquisadores e que aqueles que passaram por algum treinamento sobre ferramentas para organizar e armazenar seus documentos enfrentam menos dificuldades para recuperar materiais de sua coleção pessoal. Pretende-se que os resultados da pesquisa possam servir de base para o preparo de bibliotecários para o atendimento a este grupo de pesquisadores e para a adaptação e proposição de produtos e serviços informacionais relacionados ao PIM.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [O desenvolvimento de tecnologias de informação tem afetado a forma como pesquisadores lidam com a informação na produção do conhecimento. Realizou-se um estudo com o objetivo de identificar as estratégias e os recursos utilizados por pesquisadores brasileiros do domínio Educação para organizar suas coleções; verificar se as dificuldades no manejo destas coleções afetam a produção científica destes pesquisadores e investigar a influência de variáveis demográficas nestas atividades. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário eletrônico a pesquisadores vinculados às dez universidades brasileiras melhor colocadas no ranking da Folha de São Paulo em três avaliações subsequentes. Obteve-se 205 respostas, porém apenas 163 questionários foram considerados válidos pelo fato de estarem completos ou parcialmente respondidos. Os demais continham apenas os dados demográficos dos respondentes ou estavam em branco. Os dados coletados foram analisados quantitativamente utilizando-se o teste estatístico qui-quadrado para verificar a associação da distribuição de respostas dos participantes entre as variáveis do estudo. Os resultados demonstraram que a minoria dos participantes utiliza ferramentas específicas para gerenciar suas coleções. Verificou-se, ainda, que a dificuldade em gerenciar suas coleções tem impactado na produção científica dos pesquisadores e que aqueles que passaram por algum treinamento sobre ferramentas para organizar e armazenar seus documentos enfrentam menos dificuldades para recuperar materiais de sua coleção pessoal. Pretende-se que os resultados da pesquisa possam servir de base para o preparo de bibliotecários para o atendimento a este grupo de pesquisadores e para a adaptação e proposição de produtos e serviços informacionais relacionados ao Personal Informantion Management.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The development of information technologies has affected the way researchers deal with the information used in conducting and communicating the results of their research. The objective of this study was to identify the strategies and resources used by Brazilian researchers in the Education domain to organize their collections and to verify if the difficulties in the management of these collections affect the scientific production of these researchers. To conduct the data collection, an electronic questionnaire was applied to researchers linked to the ten Brazilian universities best placed in the Folha de São Paulo ranking in three subsequent evaluations. A total of 205 responses were obtained, 163 of which were considered valid for analysis. The data were analyzed using the Statistical Package for the Social Sciences software and the Chi-Square statistical test was applied in order to verify the association of the distribution of the participants´ responses between the study variables. The results showed that the minority of participants uses specific tools to manage their collections. It was also found that difficulty in managing their collections has impacted on the scientific production of the participants and that those who have undergone some training on tools to organize and store their documents face less difficulty in recovering materials from their personal collection. It is intended that the research results can serve as a basis for the preparation of librarians to serve this group of researchers and for the adaptation and proposition of information products and services related to PIM.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:seer.ufrgs.br:article/107825] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/107825] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.19132/1808-524500.%p] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em Questão; Online first] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1808-5245] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1807-8893] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Personal information management e seu impacto na produção científica de pesquisadores do domínio da educação] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Personal information management and its impact on scientific production of researchers in the domain of education] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/107825/64953] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/107825/60819] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/107825/68963] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/107825] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/107825/64953] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:seer.ufrgs.br:article/107825#00002] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.19132/1808-5245281.258-280] => 0
                        )

                )

        )

)