Article Brapci-Autoridades

O serviço de referência e informação digital

Digital reference service

A concepção de Serviço de Referência e Informação (SRI) é uma projeção da união e harmonia de todos os setores, serviços e recursos humanos existentes na biblioteca, para deste modo atender às necessidades informacionais dos usuários. Como uma alternativa aos meios e necessidades atuais, surge o Serviço de Referência e Informação Digital, disponibilizado via World Wide Web, que possibilita ao usuário consultar uma Unidade de Informação por meio de um profissional da informação – bibliotecário, e receber respostas coerentes e precisas ao seu questionamento informacional. Identificou-se como o Serviço de Referência e Informação Digital vem sendo utilizado em Unidades de Informação, com destaque às bibliotecas digitais, apontando tipos, características e as formas de funcionamento dos serviços disponibilizados atualmente. Por meio da revisão de literatura na área de Ciência da Informação, estudou-se o referencial teórico sobre o Serviço de Referência e Informação Digital, enfatizando o planejamento e a administração deste tipo de serviço, bem como o papel do bibliotecário de referência digital. Deste modo, pode-se afirmar que o Serviço de Referência e Informação Digital só vem a acrescentar e otimizar os serviços e produtos disponibilizados pelas bibliotecas digitais, possibilitando uma interação maior entre bibliotecário, sistema de informação e usuário, em ambiente digital, que pode culminar em uma maior eficiência e eficácia desse tipo de Unidade de Informação - a biblioteca digital.@pt


The original conception of Reference and Information Service (RIS) is a projection of the union and harmony of all the existing sectors, services and human resources at the library for taking care of the informational necessities of the users. As a current alternative to the necessities, it appears the Digital Reference Service, offered by World Wide Web, that makes possible the user to consult a Unit of Information by means of a professional of the information - librarian, and to receive coherent and necessary answers to its informational questioning. We aimed at the identification of how Service of Reference and Digital Information has been used in units of information, with prominence to the Digital Libraries, pointing types, characteristics and the forms of operation of the services available nowadays. Through the revision of literature in the area of Science of the Information, we studied a theoretical referencial about the Digital Reference Service, also emphasizing the planning and the administration of this type of service and the paper of the librarian of digital reference. In this way, we can affirm that the Digital Reference Service only comes to add and to optimize the services and products for digital libraries, making possible an interaction greater between librarian, system of information and user, in digital environment, that it can culminate in a greater efficiency and effectiveness of this type of Unit of Information - the digital library.@en

. O serviço de referência e informação digital digital reference service. Biblionline, [????].

References

  • BAX, M.P. SÁBIO: sistema de agentes para bibliotecas digitais. Disponível em: http://www.cuba.eci.ufmg.br/bax/Publis/viseab.pdf>. Acesso em 02 abr.2004.
  • FERREIRA, M. I. G. M. High tech/high toch: serviço de referência e mediação humana. In: CONGRESSO NACIONAL DE BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E DOCUMENTALISTAS, 8, 2004, Estoril, Portugal. Actas... Estoril: Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, 2004. Disponível em: < http: //www.apbad.pt/pdf8Cong/com/com29.pdf>. Acesso em 19 nov. 2005.
  • IFLA. Digital reference guidelines. 2004. Disponível em: . Acesso em 20 mar. 2005.
  • MACEDO, N.D. Princípios e reflexões sobre o serviço de referência e informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 9-37, jan./dez. 1990.
  • MACEDO, N.D., SILVA, J.F.M. Equivalências: do serviço de referência convencional a novos ambientes de redes digitais em bibliotecas. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 38-72, jan./dez. 1999. Nova Série.
  • MARQUES, M. B., GOUVEIA, L.B.Biblioteca digitais: a importância do serviço de referência. In: CONFERÊNCIA IBERO AMERICANA IADIS WWW/INTERNET, 2004, Madri, Espanha. Atas... Madri: International Association for Development of de Information Society, 2004. Disponível em: < http://www2.ufp.pt/~lmbg/com/margarida_iadisibero04.pdf>. Acesso em 08 ago. 2005. p. 425-428.
  • NEALE, J.C. Virtual reference services. Part 1: types of virtual reference service. Nylink Connection, Nova York, v.3, n.4, p. 7-8, inverno 2002a. Disponível em: . Acesso em 09 ago. 2005.
  • NEALE, J.C. Virtual reference services. Part 2: models of virtual reference. Nylink Connection, Nova York, v.4, n.1, p. 15-16, primavera 2002b. Disponível em: . Acesso em 09 ago. 2005.
  • PASQUARELLI, M.L.R. Procedimentos para busca da informação: capacitação do aluno de graduação. Brasília: Thesaurus, 1996. 88 p.
  • VIRTUAL REFERENCE CANADA - VRC. Disponível em: . Acesso em 20 mar. 2005.
NLP0.29
Visto 17 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2006-06-30] => 15960
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ana Paula Meneses Alves] => 16539
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Silvana aparecida borsetti gregorio vidotti] => 3732
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/103/2018/09/oai_periodicos_ufpb_br_article_611#00007.pdf] => 50784
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2006-06-30] => 251774
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Biblionline] => 103
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00007-2006-2-2] => 15958
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A concepção de Serviço de Referência e Informação (SRI) é uma projeção da união e harmonia de todos os setores, serviços e recursos humanos existentes na biblioteca, para deste modo atender às necessidades informacionais dos usuários. Como uma alternativa aos meios e necessidades atuais, surge o Serviço de Referência e Informação Digital, disponibilizado via World Wide Web, que possibilita ao usuário consultar uma Unidade de Informação por meio de um profissional da informação – bibliotecário, e receber respostas coerentes e precisas ao seu questionamento informacional. Identificou-se como o Serviço de Referência e Informação Digital vem sendo utilizado em Unidades de Informação, com destaque às bibliotecas digitais, apontando tipos, características e as formas de funcionamento dos serviços disponibilizados atualmente. Por meio da revisão de literatura na área de Ciência da Informação, estudou-se o referencial teórico sobre o Serviço de Referência e Informação Digital, enfatizando o planejamento e a administração deste tipo de serviço, bem como o papel do bibliotecário de referência digital. Deste modo, pode-se afirmar que o Serviço de Referência e Informação Digital só vem a acrescentar e otimizar os serviços e produtos disponibilizados pelas bibliotecas digitais, possibilitando uma interação maior entre bibliotecário, sistema
de informação e usuário, em ambiente digital, que pode culminar em uma maior eficiência e eficácia desse tipo de Unidade de Informação - a biblioteca digital.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The original conception of Reference and Information Service (RIS) is a projection of the union and harmony of all the existing sectors, services and human resources at the library for taking care of the informational necessities of the users. As a current alternative to the necessities, it appears the Digital Reference Service, offered by World Wide Web, that makes possible the user to consult a Unit of Information by means of a professional of the information - librarian, and to receive coherent and necessary answers to its informational questioning. We aimed at the identification of how Service of Reference and Digital Information has been used in units of information, with prominence to the Digital Libraries, pointing types, characteristics and the forms of operation of
the services available nowadays. Through the revision of literature in the area of Science of the Information, we studied a theoretical referencial about the Digital Reference Service, also emphasizing the planning and the administration of this type of service and the paper of the librarian of digital reference. In this way, we can affirm that the Digital Reference Service only comes to add and to optimize the services and products for digital libraries, making possible an interaction greater between librarian, system of information and user, in digital environment, that it
can culminate in a greater efficiency and effectiveness of this type of Unit of Information - the digital library.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufpb.br:article/611] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/611] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Biblionline; v.2, n.2, jul./dez. 2006.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1809-4775] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O serviço de referência e informação digital] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Digital reference service] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/611/448] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/611] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/611/448] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufpb.br:article/611#00007] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                )

        )

)