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As dimensões da mediação da informação como fundamento para a mediação da leitura voltada para o idoso

The dimensions of mediation of information as the foundation for mediation of reading for the elderly

A prática da leitura possibilita o intercâmbio de informações importantes e apoia o desenvolvimento das capacidades intelectuais e o senso crítico dos sujeitos. A mediação da leitura também contribui com o processo de (re)construção do conhecimento e, ao mesmo tempo, visa proporcionar uma autonomia diante da interpretação e das emoções que são geradas no momento da leitura. Nessa perspectiva, este estudo teve como objetivo evidenciar o alcance das dimensões da mediação da informação propostas por Gomes (2014, 2016, 2017, 2019a, 2019b) nas atividades de mediação da leitura com os idosos. Quanto à metodologia, foi adotada a abordagem qualitativa, com o uso do método documental. Buscou-se a articulação dos aspectos teóricos, conceituais e analíticos que subsidiaram a discussão sobre as atividades de mediação da leitura com os idosos, realizadas e documentadas pelas instituições de longa permanência localizadas em Salvador, Bahia. Por meio do desenvolvimento reflexivo, pôde-se considerar que o mediador, ao buscar uma atuação consciente nas atividades de mediação da leitura, de modo a alcançar as cinco dimensões dialógica, estética, formativa, ética e política, passa a contribuir com o processo de ressignificação da vida dos idosos e com a apropriação da informação por parte dos sujeitos envolvidos na ação mediadora, o que favorecerá o fortalecimento do protagonismo social.@pt


The practice of reading enables the exchange of important information and supports the development of the intellectual capacities and the critical sense of the subjects. Reading mediation also contributes to the process of (re)construction of knowledge and, at the same time, aims to provide autonomy in face of the interpretation and emotions that are generated at the time of reading. In this perspective, this study aimed to highlight the scope of the dimensions of information mediation proposed by Gomes (2014, 2016, 2017, 2019a, 2019b) in reading mediation activities with the elderly. As for the methodology, the qualitative approach was adopted, using the documentary method. We sought to articulate the theoretical, conceptual and analytical aspects that supported the discussion on reading mediation activities with the elderly, carried out and documented by long-term institutions located in Salvador, Bahia. Through reflective development, it could be considered that the mediator, when seeking a conscious performance in reading mediation activities, to reach the five dialogical, aesthetic, formative, ethical and political dimensions, starts to contribute to the process of resignification of the elderly’s life and with the appropriation of information by the subjects involved in the mediating action, which will favor the strengthening of social protagonism.@en

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