La Profesora. Dr. Leilah Santiago Bufrem, experta en metodología de la investigación científica, responde a las preguntas de los estudiantes de Maestría en Ciencia, Tecnología, Gestión e Información (PPCGI/UFPR) y alumnos del Curso de Pregrado en Gestión de la Información (CGI/UFPR). En esta segunda parte de la entrevista, la profesora Leilah aclara el método científico destacando las peculiaridades de la investigación en Ciencias Sociales Aplicadas, Ciencias de la Información y Gestión de la Información. Los temas principales son: la recopilación de datos y análisis; las diferencias entre la investigación-acción y la investigación participativa; las condiciones para asegurar la calidad de la investigación y fuentes de información; y las características de la producción científica.@es
The Professor. Dr. Leilah Bufrem Santiago, an expert in production and scientific methodology, answers questions from students Master in Science, Management and Information Technology (PPCGI / UFPR) and students from the Information Management Undergraduate Course (CGI / UFPR). In this second part of the interview, Professor. Leilah clarifies the scientific method emphasizing the peculiarities of research in Applied Social Sciences, Information Science and Information Management. The main topics are: data collection and analysis, differences between action research and participatory research, Identify ways to secure and quality sources of references and the characteristics of scientific production.@en
A Profa. Dra. Leilah Santiago Bufrem, especialista em metodologia e produção científica, responde questões dos alunos do Curso de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação (PPCGI/UFPR) e da Graduação em Gestão da Informação (CGI/UFPR). Nesta segunda parte da entrevista a Profa. Leilah esclarece, com ênfase nas peculiaridades da pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas e Ciência e Gestão da Informação, os seguintes aspectos: as condições da coleta e análise de dados, as diferenças entre pesquisa ação e pesquisa participante, as estratégias para identificar fontes seguras e de qualidade para a elaboração do referencial teórico e, as características gerais da produção científica.@pt
. Cuestiones sobre el método científico - parte 2 questions regarding the scientific method â part 2 questões de metodologia - parte 2. Atoz: novas práticas em informação e conhecimento, [????].
References
- BRUYNE, P.., HERMAN, J.., SHOUTHEETE, M. de. Dinâmica da pesquisa em ciências sociais: os pólos da prática metodológica. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.
- CUNHA, M. B. da. Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2001.
- MACHADO-DA-SILVA, C. L.., CUNHA, V. C.., AMBONI, N. Organizações: o estado da arte da produção acadêmica no Brasil. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPAD, 14., 1990, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ANPAD, 1990.
- SILVA, V. da. Perfil metodológico da pesquisa em Ciência da Informação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) - Universidade Federal do Paraná. Curitiba, v. 1, n. 2, p. 4-9, jan./dez. 2012 www.atoz.ufpr.br 9 Questões elaboradas pelos alunos do Programa de PósGraduação (Mestrado) em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação (PPCGI/SA/UFPR) e alunos do Curso de Graduação em Gestão da Informação (CGI/UFPR). Leilah é Professora Titular Aposentada do Curso de Gestão da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Paraná. Membro de Conselhos Assessores de periódicos científicos. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação, Pesquisa e Perfil profissional em Informação, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Cultura, práticas escolares e educação histórica e do Núcleo de Produção Científica (NPC) da Escola de Comunicações e Artes/USP. Membro do Conselho Fiscal da International Society for Knowledge Organization (ISKO-Brasil). Tem experiência na área de Ciência da Informação e Educação, com ênfase em Metodologia e Produção Científica. Graduada e licenciada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1964), graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Paraná (1963). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1981), doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1991), pós-doutora pela Universidad Autónoma de Madrid (1995) e quatro especializações (Ação Cultural – 1987., Cultura Portuguesa – 1975., Métodos e Técnicas de Ensino
- – 1975., Teoria do Conhecimento - 1974). Tem livros e artigos publicados e orienta teses e dissertações de mestrado e doutorado. Atualmente desempenha atividades docentes e de pesquisa como Professora Visitante Senior da Universidade Federal de Pernambuco e também junto a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/ Marília).
- THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisaação. São Paulo: Cortez, 1986
- VERGARA, S. C.., PECI, A. Escolhas metodológicas em estudos organizacionais. Organizações and Sociedade, v. 10, n. 27, p. 13- 26, 2003.