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O processo de aferição dos usos do Portal de Periódicos CAPES pode auxiliar na construção de políticas educacionais em instituições de ensino superior, por isso imputa-se apreciar as contextualizações científicas e acadêmicas em prol de uma utilização otimizada voltada ao acréscimo da educação científica, especialmente no que diz respeito às Pós-Graduações. O presente estudo tem como objetivo identificar o número de consultas da comunidade científica da Universidade Federal do Rio Grande – FURG ao Portal de periódicos CAPES no período compreendido entre 2013 a 2017. Além disso, verificar a representatividade dos acessos pela comunidade acadêmica da FURG diante do contexto estadual e, por fim relacionar o número de consultas aos conceitos atribuídos pelo MEC aos programas de Pós-Graduação da FURG. Este estudo caracteriza-se por ter uma abordagem quantitativa e de natureza descritiva, sendo utilizado o GeoCapes como fonte de informação para obtenção dos dados. Como resultados identificou-se o somatório de 2.032,492 milhões de consultas no período analisado, sendo representativo em 2% no que refere aos acessos de instituições do Rio Grande do Sul. Considera-se que o incentivo por meio de programas de capacitações/orientações sobre a utilização dos recursos disponíveis no Portal de Periódicos CAPES é de fundamental importância para diversos aspectos, por exemplo, o crescimento nos acessos ao portal, auxiliar na concepção de pesquisas fidedignas cientificamente e, também correlacionar com o fortalecimento de subsídios que fomentem as competências e habilidades dos acadêmicos no que diz respeito a pesquisa científica.@pt
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