Article Brapci-Autoridades

Altmetria e impacto social da ciência na área de Comunicação e Informação: uma pesquisa multidimensional sobre a circulação da produção científica brasileira em sites de redes sociais

Busca-se refletir sobre o impacto social da ciência pela altmetria, investigando a presença,circulação e atenção online das revistas da área de Comunicação e Informação, utilizando osseguintes procedimentos: 1) coleta de dados sobre as revistas brasileiras em Comunicação eInformação; 2) mapeamento da presença dessas nos sites de redes sociais: Facebook, Twitter,YouTube e Instagram; 3) Análise de redes sociais com foco em análise de conteúdo sobre oengajamento das páginas das revistas identificadas; 4) mapeamento de dados altmétricos dasrevistas nas plataformas Dimensions e Altmetric. A proposta desta pesquisa mistamultidimensional é entender como a produção científica da área tem circulado em redessociais. Os resultados apontam que a área de Comunicação e Informação tem baixa presença,tanto nas plataformas Dimensions e Altmetric, quanto nos próprios sites de redes sociais. Acirculação da produção científica refere-se mais a divulgação de pesquisadores individuais doque perfis institucionais dos periódicos, com baixo engajamento do público não-acadêmico.No entanto, tem havido um aumento progressivo desta presença e atenção online, apontando para um crescimento do uso de sites de redes sociais para a divulgação da produção científica como estratégia de comunicação institucional dos periódicos.@pt


. Altmetria e impacto social da ciência na área de comunicação e informação: uma pesquisa multidimensional sobre a circulação da produção científica brasileira em sites de redes sociais. Ciência da informação, [????].
NLP0.29
Visto 13 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2020-03-20] => 136271
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Thaiane Oliveira] => 112222
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [José Henrique Cabral de Paiva Filho] => 136300
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Camila Ribeiro Parreira] => 136301
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Rayane Pantoja] => 136302
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/146/2020/04/oai_ojs_revista_ibict_br_article_4983#00010.pdf] => 139048
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Comunicação e informação] => 270094
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Altmetria] => 227687
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Impacto social da ciência] => 136298
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Site de rede social] => 32632
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Metodologia mista] => 270974
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Sites de redes sociais] => 186270
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Pecha Kucha] => 818
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2020-03-20] => 270931
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 146
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00010-2019-48-3] => 120104
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Busca-se refletir sobre o impacto social da ciência pela altmetria, investigando a presença,circulação e atenção online das revistas da área de Comunicação e Informação, utilizando osseguintes procedimentos: 1) coleta de dados sobre as revistas brasileiras em Comunicação eInformação; 2) mapeamento da presença dessas nos sites de redes sociais: Facebook, Twitter,YouTube e Instagram; 3) Análise de redes sociais com foco em análise de conteúdo sobre oengajamento das páginas das revistas identificadas; 4) mapeamento de dados altmétricos dasrevistas nas plataformas Dimensions e Altmetric. A proposta desta pesquisa mistamultidimensional é entender como a produção científica da área tem circulado em redessociais. Os resultados apontam que a área de Comunicação e Informação tem baixa presença,tanto nas plataformas Dimensions e Altmetric, quanto nos próprios sites de redes sociais. Acirculação da produção científica refere-se mais a divulgação de pesquisadores individuais doque perfis institucionais dos periódicos, com baixo engajamento do público não-acadêmico.No entanto, tem havido um aumento progressivo desta presença e atenção online, apontando para um crescimento do uso de sites de redes sociais para a divulgação da produção científica como estratégia de comunicação institucional dos periódicos.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.revista.ibict.br:article/4983] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4983] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da Informação; v. 48, n. 3 (2019): Suplemento: Trabalhos apresentados na 10ª Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta - ConfOA] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [0100-1965] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1518-8353] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Altmetria e impacto social da ciência na área de Comunicação e Informação: uma pesquisa multidimensional sobre a circulação da produção científica brasileira em sites de redes sociais] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4983/4462] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4983] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4983/4462] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.revista.ibict.br:article/4983#00010] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.18225/ci.inf.v48i3.4983] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.18225/ci.inf.v48i3.4983.g4462] => 0
                        )

                )

        )

)