Article Brapci-Autoridades

Informação da web: a extensão universitária nos currículos de graduação

Web Information: Academic Extension in Undergraduate Curricula a Extensão

This paper aims to conduct a study on the extension activities in undergraduate courses, the survey was conducted in seven universities in the southern region of Brazil, all the information was taken from the Resumes and / or pedagogical projects available on the web. The study highlighted the importance of Complementary Curricular Activities like this being essential for the integration of the academic curriculum component. In the methodology, information tables were set up in the name of undergraduate divided into baccalaureate degree and workload and the corresponding complementary curricular activities. In a second stage of the research, we sought to investigate whether undergraduate courses have extension activities and specify what they consider about these activities. As identification, universities will be represented at work by letters: A, B, C , D , E, F and G. The main results can highlight 318 bachelor´s and 121 bachelor. Is also noted that 373 (85 % ) of the courses feature Curricular Enrichment Activities ( ACCs ) , and 66 ( 15 % ) do not have them.@en


O presente trabalho teve por finalidade realizar um estudo sobre as atividades de extensão nos cursos de graduação, a pesquisa foi realizada em sete universidades da região sul do Brasil, todas as informações foram retiradas a partir dos Currículos e/ou Projetos Pedagógicos disponíveis na web. O estudo destacou a importância das Atividades Curriculares Complementares como sendo este um componente essencial para a integralização do currículo acadêmico. Na metodologia, as informações foram constituídas em tabelas com o nome dos cursos de graduação divididos em bacharelado e licenciatura e a carga horária das atividades curriculares complementares correspondentes. Num segundo momento da pesquisa, procurou-se investigar se os cursos de graduação apresentam atividades de extensão e se especificam o que consideram sobre estas atividades. Como identificação, as universidades serão representadas no trabalho pelas letras: A, B, C, D, E, F e G. Entre os principais resultados pode-se destacar 318 cursos de bacharelado e 121 de licenciatura. Ainda se destaca que 373 (85%) dos cursos apresentam Atividades Curriculares Complementares (ACC’s), e 66 (15%) não as apresentam.@pt

. Web information: academic extension in undergraduate curricula a extensão informação da web: a extensão universitária nos currículos de graduação. ágora, [????].

References

  • andrade, maria margarida de. introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10. ed. são paulo: atlas, 2010.
  • BRASIL. Decreto 19.851, de 11 de abril de 1931. Dispõe que o ensino superior no Brasil dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. abr.1931. Disponível em: . Acesso em: 28 nov. 2013.
  • FORPROEX - Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus - AM, maio de 2012. 40p. Disponível em:
  • . acesso em: 27 nov. 2013.
  • FORPROEX - Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Plano Nacional de Extensão Universitária. [200-?]. (Coleção Extensão Universitária; v.1). Disponível em: . Acesso em: 27 nov. 2013.
  • FORPROEX - Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Extensão Universitária: organização e sistematização. Coordenação Nacional do FORPROEX. Belo Horizonte: COOPMED, 2007. 112p. Disponível em: . Acesso em: 28 nov. 2013.
  • KLEIN, Carine Leal et al. Projeto político-pegagógico: das bases teóricas e conceituais para execução na prática docente. In: XV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA EDUCAÇÃO NO MERCOSUL, 2013, Cruz Alta: UNICRUZ. Anais eletrônicos... Cruz Alta: UNICRUZ, 2013. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2014.
  • RENEX - Rede Nacional de Extensão. Disponível em: . Acesso em: 27 nov. 2013.
  • ROCHA, Mirian Elza Finocchiaro Penteado. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE. Revista Acadêmica Eletrônica SUMARÉ, [200?]
  • disponivél em: . acesso em: 25 nov.2013.
  • SILVA, Enio Waldir da. Extensão universitária no Rio Grande do Sul: concepções e práticas. Porto Alegre: UFRGS, 2003. 330f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003. Disponível em: . Acesso em: 28 nov. 2013.
  • sousa, ana luiza lima. extensão universitária na ufg - olhando para o passado. revista da ufg. ano vii, n. 2, dez. 2005 disponível em: . acesso em: 30 nov. 2013.
NLP0.29
Visto 29 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2014-03-21] => 12107
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Simone Machado Firme] => 13330
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Karine Vargas Oliveira] => 13331
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Michele Fernanda Silveira da Silveira] => 13332
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Angélica Conceição Dias Miranda] => 2206
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/68/2018/09/oai_agora_periodicos_emnuvens_com_br_article_488#00003.pdf] => 48051
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [121] => 2161
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [104] => 1871
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Continuing education] => 274732
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Higher education] => 253093
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Additional curricular activities] => 13327
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Continuing education] => 13326
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Educação] => 234411
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234396
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Extensão universitária] => 261595
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Ensino superior] => 248246
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Atividade complementar curricular] => 13328
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Atividade de extensão no curso de graduação] => 13329
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Extensão universitária] => 1260
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ágora] => 68
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00003-2014-24-48] => 12096
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [This paper aims to conduct a study on the extension activities in undergraduate courses, the survey was conducted in seven universities in the southern region of Brazil, all the information was taken from the Resumes and / or pedagogical projects available on the web. The study highlighted the importance of Complementary Curricular Activities like this being essential for the integration of the academic curriculum component. In the methodology, information tables were set up in the name of undergraduate divided into baccalaureate degree and workload and the corresponding complementary curricular activities. In a second stage of the research, we sought to investigate whether undergraduate courses have extension activities and specify what they consider about these activities. As identification, universities will be represented at work by letters: A, B, C , D , E, F and G. The main results can highlight 318 bachelor´s and 121 bachelor. Is also noted that 373 (85 % ) of the courses feature Curricular Enrichment Activities ( ACCs ) , and 66 ( 15 % ) do not have them.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O presente trabalho teve por finalidade realizar um estudo sobre as atividades de extensão nos cursos de graduação, a pesquisa foi realizada em sete universidades da região sul do Brasil, todas as informações foram retiradas a partir dos Currículos e/ou Projetos Pedagógicos disponíveis na web. O estudo destacou a importância das Atividades Curriculares Complementares como sendo este um componente essencial para a integralização do currículo acadêmico. Na metodologia, as informações foram constituídas em tabelas com o nome dos cursos de graduação divididos em bacharelado e licenciatura e a carga horária das atividades curriculares complementares correspondentes. Num segundo momento da pesquisa, procurou-se investigar se os cursos de graduação apresentam atividades de extensão e se especificam o que consideram sobre estas atividades. Como identificação, as universidades serão representadas no trabalho pelas letras: A, B, C, D, E, F e G. Entre os principais resultados pode-se destacar 318 cursos de bacharelado e 121 de licenciatura. Ainda se destaca que 373 (85%) dos cursos apresentam Atividades Curriculares Complementares (ACC’s), e 66 (15%) não as apresentam.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:agora.periodicos.emnuvens.com.br:article/488] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/488] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ágora: revista do curso de arquivologia da ufsc; v. 24, n. 48 (2014); 104-121] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [0103-3557] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Web Information: Academic Extension in Undergraduate Curricula a Extensão] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação da web: a extensão universitária nos currículos de graduação] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/488/pdf_44] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:agora.periodicos.emnuvens.com.br:article/488#00003] => 0
                        )

                )

        )

)