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A busca e o eye tracking: um olhar semiótico sobre o knowledge graph

The search and the eye tracking: a semiotic overlook about the knowledge graph

Resumo: O eye tracking é, ao mesmo tempo, tecnologia e método de pesquisa, utilizado em várias áreas do conhecimento e, recentemente, pela a área de Ciência da Informação.  Sua tese principal, formulada por Just e Carpenter (1976), é strong eye-mind, ou seja, forte relação entre visualização e processamento da informação.  Nessa direção, foi feita uma pesquisa básica, com delineamento experimental, visando avaliar o comportamento de busca em uma Search Engine Results Page (SERP), do Google, em especial a visualização do Knowledge Graph (KG) ou Mapa do Conhecimento. A premissa da investigação pautou-se na Semiótica peirceana, em que os signos, em maior ou menor medida, em um resultado de busca (SERP), podem influenciar escolhas, qualificar resultados, capturar o olhar e ser importante ou determinante em uma escolha a partir de uma busca e assim explicar o strong eye-mind. Os resultados demonstraram que a imagem é um atrator cognitivo, no entanto, a escolha depende também de outros fatores, como o tipo de busca e o hábito do sujeito em pesquisas nos mecanismos de busca.@pt


The eye tracking is, at the same time, a technology and a research method used in several areas of knowledge and, recently, in the area of Information Science. Its main thesis, formulated by Just and Carpenter (1976), is the strong eye-mind hypothesis, that is a strong relation between visualization and information processing. In this direction, a basic research was done with an experimental design, aiming to evaluate the search behavior in a Search Engine Results Page (SERP) of Google, especially the visualization of the Knowledge Graph (KG) or Knowledge Map. The research proposition was based on the Peirce’s Semiotics, in which signs in a search result (SERP), to a lesser or greater extent, can influence choices, qualify results, capture the look and be important or determinant in a choice from a search, explaining the strong eyemind. The results demonstrated that the image is a cognitive attractor; however, the choice also depends on other factors, such as the type of search and the habit of the subject in searches in search engines.@en

. A busca e o eye tracking: um olhar semiótico sobre o knowledge graph the search and the eye tracking: a semiotic overlook about the knowledge graph. Em questão, [????].

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