Article Brapci-Autoridades

Catalogação de metadados: descrição de metadados de negócio a partir dos princípios e objetivos bibliográficos

O presente artigo analisa os princípios e os objetivos bibliográficos postulados ao longo do tempo nas discussões sobre catalogação pela perspectiva da gestão de metadados de negócio. Discute as definições de metadados e metadados de negócio e aborda as atividades de descrição bibliográfica e de gestão de metadados. Nos objetivos e nos princípios bibliográficos são encontradas diretrizes para a atividade de descrição, fundamental para a realização de gestão de metadados de negócio.@pt


. Catalogação de metadados: descrição de metadados de negócio a partir dos princípios e objetivos bibliográficos. Perspectivas em ciência da informação, [????].

References

  • FOULONNEAU, M., RILEY, J. Metadata for digital resources: implementation, systems design and interoperability. Oxford: Chandos, 2008.
  • GILLIAND, Anne J. Setting the stage. In: BACA, M (ed). Introduction to metadata. 2008. Online Edition, version 3.0. Disponível em: http://www.getty.edu/research/publications/electronic_publications/intro metadata/setting.pdf. Acesso em: 23 mar. 2016.
  • INMON, W. H., O´NEIL, B., and FRYMAN, L. Business metadata: Capturing enterprise knowledge. Boston: Morgan Kaufmann, 2008.
  • INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Declaração de princípios internacionais de catalogação. 2009. Disponível em: http://www.ifla.org/publications/statement-ofinternational-cataloguing-principles. Acesso em: 30 mar. 2016.
  • LANCASTER, F. W. Indexação e resumos: teoria e prática. 2.ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.
  • LAYNE, S. S. Integration and the objectives of the catalog. In: SVENONIUS, E. The Conceptual foundations of descriptive cataloging. San Diego: Academic Press, 1989.
  • LUBETZKY, S. Cataloging rules and principles: a critique of the ALA rules for entry and a proposed design for their revision, 1953 In: LUBETZKY, S.., SVENONIUS, E.., MCGARRY. D. Seymour Lubetzky : writings on the classical art of cataloging. Englewood, Colo.: Libraries Unlimited, 2001.
  • MILSTEAD, J.., FELDMAN, S. Metadata: Cataloging by any other name... Online, Medford, v. 23, n. 1, p. 24-31, Jan 1999. https://pdfs.semanticscholar.org/bc7e/38fb1e6b8375df020d28a88331644 cab2681.pdf. Acesso em: 30 mar. 2016.
  • SHERMAN, R. Align Metadata and Business Initiatives. DM Review, New York, v. 16, n. 1, p. 50, Jan. 2006.
  • SVENONIUS, E. The Intellectual foundation of information organization. Cambridge: MIT Press, 2000.
  • TAYLOR, A. G. The organization of information. New York : Libraries Unlimited, 2004.
NLP0.29
Visto 16 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2019-09-30] => 123148
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Mariana Baptista Brandt] => 27520
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Silvana aparecida borsetti gregorio vidotti] => 3732
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos] => 2358
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Zaira Regina Zafalon] => 2893
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/477/2019/10/oai_ojs_testes_eci_ufmg_br_article_2930#00029.pdf] => 124280
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [18] => 1507
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [3] => 670
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234396
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Metadado de negócio] => 123154
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Gestão de metadado] => 5272
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Catalogação] => 265430
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Princípio bibliográfico] => 123155
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Objetivo bibliográfico] => 123156
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Gestão de metadados] => 265869
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Princípios bibliográficos] => 279901
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Objetivos bibliográficos] => 279902
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2019-09-30] => 279900
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Perspectivas em ciência da informação] => 477
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00029-2019-24-3] => 123143
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O presente artigo analisa os princípios e os objetivos bibliográficos postulados ao longo do tempo nas discussões sobre catalogação pela perspectiva da gestão de metadados de negócio. Discute as definições de metadados e metadados de negócio e aborda as atividades de descrição bibliográfica e de gestão de metadados. Nos objetivos e nos princípios bibliográficos são encontradas diretrizes para a atividade de descrição, fundamental para a realização de gestão de metadados de negócio.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.testes.eci.ufmg.br:article/2930] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufmg.br:article/22627] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/2930] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22627] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Perspectivas em Ciência da Informação; v. 24, n. 3 (2019); 3-18] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Perspectivas em Ciência da Informação; v. 24 n. 3 (2019); 3-18] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [1413-9936] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [19815344] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1981-5344] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Catalogação de metadados: descrição de metadados de negócio a partir dos princípios e objetivos bibliográficos] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/2930/2299] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22627/18211] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22627] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22627/18211] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.testes.eci.ufmg.br:article/2930#00029] => 0
                        )

                )

        )

)