Article Brapci-Autoridades

Search engine optimization e qualidade das fontes de informação digital: elementos construtores à busca

No mundo virtual, o entendimento e uso dos Mecanismos de Busca (MB), ainda é obscuro àqueles que estudam a Organização e Recuperação da Informação sob o olhar da Ciência da Informação, uma vez que os critérios de indexação são restritos às empresas de busca. Mas qual a relação dos MB com o Search Engine Optimization (SEO) e a Qualidade das Fontes de Informação Digital (QFID)? Embora o uso do SEO venha a ser considerado uma técnica para uso de alavancagem comercial, considera-se que ele pode também contribuir para a melhoria dos conteúdos informacionais. Nesse sentido, questiona-se: quais seriam os conceitos e técnicas de otimização - SEO – que correspondem aos indicadores de QFID? A partir dessa investigação, o artigo propôs como seu objetivo apresentar tal correlação existente entre campos distintos da Ciência. Os procedimentos metodológicos foram por meio de Pesquisa teórico-informal, pesquisa documental, com abordagem qualitativa. Apresenta como resultados a ordenação e categorização dos elementos SEO/QFID e suas correlações por meio das representações sígnicas demonstrando os aspectos em comum às partes. Fez-se a representação gráfica, onde engendra a confluência dos conceitos SEO e QFID. Apresenta-se uma nova categorização, de forma a convergir os olhares, concatenando e decodificando os conceitos SEO/QFID para um entendimento comum a quaisquer dos campos da Ciência. Comprova-se que campos da Ciência, embora utilizando-se de termos e categorizações distintos à construção de conteúdos informacionais de qualidade, apresentam a preocupação com a forma de organizá-los e qualificá-los, trazendo desta forma, um entendimento único à perspectiva da Ciência da Informação.@pt


. Search engine optimization e qualidade das fontes de informação digital: elementos construtores à busca. Perspectivas em gestão & conhecimento, [????].

References

  • CONVERSION. Busca orgânica. 2018. Disponível em: . Acesso em: 05 fev. 2018.
  • FRIEDMAN, Thomas L. O mundo é plano: uma breve história do século XXI. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
  • GABRIEL, Martha. Café filosófico “A Era da Busca” exibido pela TV Cultura em 22 maio. 2011. Disponível em: https://youtu.be/n150AZ0Jetg. Acesso em 14 jul. 2017.
  • GABRIEL, Martha. Você, eu e os robôs: pequeno manual do mundo digital. São Paulo: Atlas, 2018.
  • GIBSON, William. Neuromancer. São Paulo: Aleph, 2013.
  • GOOGLE. Search ranking factors and rank correlations. In: SEARCHMETRICS. Disponível em: http://www.searchmetrics.com/wp-content/uploads/searchmetrics-ranking-factors-posterUS-Web.jpg Acesso em 11 out 2016.
  • GOOGLE. Search ranking factors 2015: Understand how the deck is stacked. In: SEARCHMETRICS. 2015. Disponível em: http://www.searchmetrics.com/knowledgebase/ranking-factors/. Acesso em: 20 out. 2016.
  • HENCZEL, Susan. Creating User Profiles to Improve Information Quality. Online, v. 28, n. 3, p.30-33, May 2004. https://www.researchgate.net/publication/262729945_Creating_User_Profiles_to_Improve_I nformation_Quality. Acesso em: 26 out 2016.
  • JERKOVIC, John I. SEO Warrior. Sebastopol, CA: O’Reilly Media, 2010.
  • KOEPSELL, David R. A ontologia do ciberespaço: a Filosofia, a lei e o futuro da propriedade intelectual. São Paulo: Madras, 2004.
  • LEDFORD, Jerri L. Search Engine Optimization Bible. 2.nd ed. Indianapolis: Wiley Publishing, 2009.
  • LÉVY, Pierre. O ciberespaço ou a virtualização da comunicação. In: LÉVY, Pierre. Cibercultura. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2000. p. 85-107.
  • MONTEIRO, Silvana Drumond. O ciberespaço e os mecanismos de busca: novas máquinas semióticas. Ciência da Informação, Brasília, v. 35, n. 1, p. 31-8, jan./abr. 2006. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1150/1313. Acesso em 27 out. 2016.
  • MONTEIRO, Silvana Drumond. O ciberespaço: o termo, a definição e o conceito. DataGramaZero, v. 8, n. 3, jun. 2007. http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000004482/6947b3daf3bd542411b17dceed 5e2557. Acesso em: 23 set 2016.
  • MONTEIRO, Silvana Drumond. Os mecanismos de busca: à guisa de uma tipologia das múltiplas sintaxes. In: TOMAÉL, Maria Inês (Org.). Fontes de informação na Internet. Londrina: EDUEL, 2008. p. 97-122.
  • OLETO, Ronaldo Ronan. Percepção da qualidade da informação. Ciência da Informação, v. 35, n. 1, p. 57-62, 2006. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1153/1316. Acesso em: 27 out. 2016.
  • PAGERANK. Wikipédia: a enciclopédia livre. https://pt.wikipedia.org/wiki/PageRank. Acesso: 30 set. 2016.
  • PARISER, Eli. O filtro invisível: o que o Google está escondendo de você. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
  • PERIODIC table of
  • SEO success factors. 2016. http://searchengineland.com/download/seotable/SearchEngineLand-Periodic-Table-of-SEO2015-condensed.pdf. Acesso em: 30 set. 2016. http://searchengineland.com/download/seotable/SearchEngineLand-Periodic-Table-of-SEO2015-condensed.pdf. Acesso em: 20 jun. 2017.
  • PLOUG, Thomas. Ethics in cyberspace: how cyberspace may influence interpersonal interaction. Dordrecht: Springer, 2009.
  • RICOTTA, Fabio. A origem do termo “search engine optimization”. 2008. Disponível em: http://www.fabioricotta.com/marketing-digital/a-origem-do-termo-search-engineoptimization.html. Acesso em: 15 nov. 2016.
  • ROGOVA, Galina. Information quality and Decision making in the human-in-the loop environment. In: SHAHBAZIAN, Elisa., ROGOVA, Galina (Ed.) Human systems integration to enhance maritime domain wareness or Port/Harbour security. Clitton: IOS Press, 2010. DOI: 10.3233/978-1-60750-621-8-103. SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2011a.
  • SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil do leitor cognitivo. 4. ed. São Paulo: Paulus, 2011b.
  • SCHULTZE, Bernhard,
  • FÁVERO Daniela. Link Building. http://www.seomarketing.com.br/link-building.php. Acesso em: 15 out. 2016.
  • SPENCER, Stephan. SEO is not dead., it’s just a shape-shifter. Disponível em: http://searchengineland.com/seo-not-dead-just-shapeshifter-261188. Acesso em: 20 out.
  • STOX, Patrick. What is Quality Content? Disponível em: http://searchengineland.com/what-isquality-content-251071 . Acesso em: 02 ago 2017.
  • TOMAÉL, Maria Inês., ALCARÁ, Adriana Rosecler., SILVA, Terezinha Elizabeth. Fontes de informação digital: critérios de qualidade. In: TOMAÉL, Maria Inês., ALCARÁ, Adriana Rosecler (Org.). Fontes de informação digital. Londrina: EDUEL, 2016. p. 13-44.
  • TREVISAN, Gustavo Lunardelli. Search engine optimization: contribuição à qualidade das fontes de informação. 2017. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) Universidade Estadual de Londrina, http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?view=vtls000216836. Acesso em: 06 fev. 2017.
  • TUTORIAL SEO. Disponível em: http://www.seomarketing.com.br/imagens/tutorial-seo/linkspatrocinados.jpg. Acesso em: 10 out. 2016.
  • VAIDHYANATHAN, Siva. A googlelização de tudo (e por que devemos nos preocupar). São Paulo: Cultrix, 2011.
  • VECHIATO, Fernando Luiz. Encontrabilidade da Informação: contributo para uma conceituação no campo da Ciência da Informação. 2013. 206 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação). Curso de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/103365. Acesso em: 10 ago. 2016.
  • VECHIATO, Fernando Luiz., VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio. Recomendações de usabilidade e de acessibilidade em projetos de ambientes informacionais digitais para idosos. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 5, n. 1, p. 1-23, 2012. Disponível em: http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/view/87/132. Acesso em: 6 ago. 2016.
  • VECHIATO, Fernando Luiz., VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio. Encontrabilidade da informação: atributos e recomendações para ambientes informacionais digitais. Informação and Tecnologia (ITEC): Marília/João Pessoa, v. 1, n. 2, p. 42-58, jul./dec. 2014a. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/itec/article/view/22099/12435. Acesso em: 12 jan.
  • VECHIATO, Fernando Luiz., VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio. Encontrabilidade da Informação. São Paulo: Editora Cultura Acadêmica, 2014b. Disponível em: http://www.culturaacademica.com.br/catalogo/encontrabilidade-da-informacao/. Acesso em 6 ago. 2016.
NLP0.29
Visto 20 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2019-08-30] => 120837
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Gustavo Lunardelli Trevisan] => 39092
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Silvana Drumond Monteiro] => 5504
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Silvana aparecida borsetti gregorio vidotti] => 3732
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/756/2019/08/oai_periodicos_ufpb_br_article_43522#00059.pdf] => 121111
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [23] => 1101
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [4] => 505
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo de Revisão | Review Article] => 760
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Artigo de revisão] => 98
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Tecnologia] => 227413
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Web] => 171489
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Marketing digital] => 227677
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Seo] => 53173
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Search engine optimization] => 53172
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Qualidade da fonte de informação digital] => 121068
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Representação no ciberespaço] => 121069
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Busca] => 182608
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Qualidade das fontes de informação digital] => 276393
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2019-08-30] => 276337
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Perspectivas em gestão & conhecimento] => 756
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00059-2019-9-2] => 121046
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [No mundo virtual, o entendimento e uso dos Mecanismos de Busca (MB), ainda é obscuro àqueles que estudam a Organização e Recuperação da Informação sob o olhar da Ciência da Informação, uma vez que os critérios de indexação são restritos às empresas de busca. Mas qual a relação dos MB com o Search Engine Optimization (SEO) e a Qualidade das Fontes de Informação Digital (QFID)? Embora o uso do SEO venha a ser considerado uma técnica para uso de alavancagem comercial, considera-se que ele pode também contribuir para a melhoria dos conteúdos informacionais. Nesse sentido, questiona-se: quais seriam os conceitos e técnicas de otimização - SEO – que correspondem aos indicadores de QFID? A partir dessa investigação, o artigo propôs como seu objetivo apresentar tal correlação existente entre campos distintos da Ciência. Os procedimentos metodológicos foram por meio de Pesquisa teórico-informal, pesquisa documental, com abordagem qualitativa. Apresenta como resultados a ordenação e categorização dos elementos SEO/QFID e suas correlações por meio das representações sígnicas demonstrando os aspectos em comum às partes. Fez-se a representação gráfica, onde engendra a confluência dos conceitos SEO e QFID. Apresenta-se uma nova categorização, de forma a convergir os olhares, concatenando e decodificando os conceitos SEO/QFID para um entendimento comum a quaisquer dos campos da Ciência. Comprova-se que campos da Ciência, embora utilizando-se de termos e categorizações distintos à construção de conteúdos informacionais de qualidade, apresentam a preocupação com a forma de organizá-los e qualificá-los, trazendo desta forma, um entendimento único à perspectiva da Ciência da Informação.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufpb.br:article/43522] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/43522] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Perspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 9, n. 2 (2019); 4-23] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2236-417X] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Search engine optimization e qualidade das fontes de informação digital: elementos construtores à busca] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/43522/23593] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/43522] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/43522/27429] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:periodicos.ufpb.br:article/43522#00059] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.21714/2236-417X2019v9n2] => 0
                        )

                )

        )

)