Article Brapci-Autoridades

O ensino, a pesquisa e a aprendizagem baseada em problemas

The teaching, research and apprenticeship based on problems

Discute e propõe a aplicação da metodologia conhecida como Aprendizagem Baseada em Problemas, com o intuito de aproximar o ensino e a pesquisa em informação. Utilizada com sucesso em outras áreas do conhecimento, a metodologia incentiva o uso de técnicas de pesquisa ainda no contexto acadêmico, estimulando o aluno a encontrar seu próprio ritmo de estudo e a construir o conhecimento de acordo com as suas reais necessidades. No caso de um profissional voltado para uma área tão diversificada como o caso da informação, a metodologia apresenta-se como uma proposta viável e útil, tendo em vista proporcionar um currículo mais dinâmico, fundamentado na pesquisa científica e na sólida construção de saberes, práticas e conhecimentos. Para favorecer a sua compreensão, traça historicamente a metodologia, apresenta passos para sua implantação e alerta para possíveis barreiras a serem enfrentadas. Destaca a importância de espaços e recursos de informação adequados, principalmente da biblioteca, local por excelência de leitura e pesquisa.@pt


This paper discusses and proposes the application of the methodology known as apprenticeship based on problems, to bring closer the teaching and the research in information. Adopted with success in other areas of knowledge, the methodology stimulates students to use research techniques while they are still in the academic context, encouraging each of them to find one´s own study rhythm and establish the knowledge according to his/her real needs. In the case of professionals driven towards such a diversified area as Information Science, the methodology presents itself as a viable and useful proposal, with the objective to provide a more dynamic education, based on scientific research, and on a solid building of experiences, practices and knowledge. For a better comprehension, this paper traces the methodology´s history, presents steps for its implementation and alerts against possible obstacles to be confronted. It emphasizes the importance of adequate space and information resources, especially in the libraries, which are the proper reading and researching place.@en

. O ensino, a pesquisa e a aprendizagem baseada em problemas the teaching, research and apprenticeship based on problems. Transinformação, [????].

References

  • CHALMERS, A. ¿Qué es esa cosa llamada ciencia?: una valorización de la naturaleza y el estatuto de la ciencia y sus métodos. 9.ed. Madrid: Siglo Veintiuno, 1991. 246p.
  • DEWEY, J. Experiência e educação. São Paulo: Nacional, 1976. 101p.
  • FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA. Aprendizagem baseada em problemas. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2000.
  • GORDAN, P. Entrevista concedida a Chico Amaro. Med On Line, v.1, n.1, 1998. Disponível em: . Acesso em: 17 mar. 2000.
  • LUCAS, G.., HOFFMAN, B. Investigating Problem Based Leaming: a WebQuest. Disponível em: . Acesso em: 25 fev. 2000.
  • MENITA, R.H.G.., LIMA, H. M. C.., FARIA, J.B. Relato de experiência da Biblioteca da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), na metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECONOMIA, 3., 1999, Marília. Anais... Marília: UNESP, 1999. p.67-74.
  • NATIONAL AERONAUTICS AND SPACE ADMINISTRATION. Classroom of the Future: exploring the environment. PBL model. Available from: . Acess: 12 Mar. 2001.
  • ADMINISTRATION. Problem based learning. Available from: Acess: 12 mar. 2001.
  • NÉRICI, I.G. Metodologia do ensino: uma introdução. 4.ed. São Paulo: Atlas, 1992. p.100-105. RHEM, J. Problem-based learning: an introduction. The National Teaching and Learning Forum, v.8, n.1, p.2, 1998.
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO. Escola Paulista de Medicina. PBL WEBSITE. Aprendizado Baseado em Problemas: o que é, como é? Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2000.
  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Centro de Ciências da Saúde. Problem based learning. Londrina, 1997. Disponível em: . Acesso em: 20 abri, 2001.
  • UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. Currículo de Medicina da USF é premiado. Notícias da USF, 13 jan. 2000. Disponível em: . Acesso em: 12 jun. 2000.
  • WHAT is Problem Based Learning? Available from: Acess: 15 fev. 2000.
  • WHITE, H. “Creating problems” for PBL. About Teaching, v. 47, Jan. 1995. Available from: . Acess: 23 fev. 2001.
NLP0.29
Visto 37 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2] => 115192
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Leilah Santiago Bufrem] => 4219
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Andréia Massamí Sakakima] => 115579
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/442/2019/06/oai_scielo_S0103-37862003000300006#00027.pdf] => 118135
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [361] => 13871
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [351] => 2220
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Aprendizagem baseada em problemas ensino e pesquisa] => 115576
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Metodologia de ensino] => 286703
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Apprenticeship based on education and research problems] => 115577
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Teaching methodology] => 1738
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00027-2003-15-3] => 115544
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Transinformação] => 442
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Discute e propõe a aplicação da metodologia conhecida como Aprendizagem Baseada em Problemas, com o intuito de aproximar o ensino e a pesquisa em informação. Utilizada com sucesso em outras áreas do conhecimento, a metodologia incentiva o uso de técnicas de pesquisa ainda no contexto acadêmico, estimulando o aluno a encontrar seu próprio ritmo de estudo e a construir o conhecimento de acordo com as suas reais necessidades. No caso de um profissional voltado para uma área tão diversificada como o caso da informação, a metodologia apresenta-se como uma proposta viável e útil, tendo em vista proporcionar um currículo mais dinâmico, fundamentado na pesquisa científica e na sólida construção de saberes, práticas e conhecimentos. Para favorecer a sua compreensão, traça historicamente a metodologia, apresenta passos para sua implantação e alerta para possíveis barreiras a serem enfrentadas. Destaca a importância de espaços e recursos de informação adequados, principalmente da biblioteca, local por excelência de leitura e pesquisa.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [This paper discusses and proposes the application of the methodology known as apprenticeship based on problems, to bring closer the teaching and the research in information. Adopted with success in other areas of knowledge, the methodology stimulates students to use research techniques while they are still in the academic context, encouraging each of them to find one´s own study rhythm and establish the knowledge according to his/her real needs. In the case of professionals driven towards such a diversified area as Information Science, the methodology presents itself as a viable and useful proposal, with the objective to provide a more dynamic education, based on scientific research, and on a solid building of experiences, practices and knowledge. For a better comprehension, this paper traces the methodology´s history, presents steps for its implementation and alerts against possible obstacles to be confronted. It emphasizes the importance of adequate space and information resources, especially in the libraries, which are the proper reading and researching place.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:scielo:S0103-37862003000300006] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [S0103-37862003000300006] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.1590/S0103-37862003000300006] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Transinformação, v. 15, n. 3, 2003.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O ensino, a pesquisa e a aprendizagem baseada em problemas] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The teaching, research and apprenticeship based on problems] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862003000300006&lng=en&nrm=iso] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-37862003000300006&lng=en&nrm=iso] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S0103-37862003000300006&lng=en&nrm=iso] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:scielo:s0103-37862003000300006#00027] => 0
                        )

                )

        )

)