Article Brapci-Autoridades

Rede de relações entre institutos federais de educação e as universidades públicas do sul do Brasil

Network of relations between federal institutes of education and the public universities from the south of Brazil

O estudo teve por objetivo analisar, por meio de técnicas e métricas de Análise de Redes Sociais, a rede de conexões estabelecidas, por menções web, entre os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da região sul do Brasil e as universidades públicas da mesma região. O estudo caracterizou-se como descritivo, e apresentou abordagem quali-quantitativa por meio do emprego de métricas de Análise de Redes Sociais e categorização de conteúdo. Dos resultados de coleta, foram identificadas 25.507 menções web válidas entre as Instituições de Ensino Superior. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia com maior centralidade de grau foi o Instituto Federal de Santa Catarina. No que diz respeito à densidade, foi percebido que todas as Instituições de Ensino Superior possuem menções web entre si, representando assim uma rede altamente conectada. Mas, foram percebidos três clusters que estabeleceram um número maior de conexões, que são justamente os relacionados a cada estado do sul do Brasil, o que evidencia o fato de que instituições, geograficamente mais próximas, tendem a estabelecer laços fortes. Nos laços fortes, foram identificados os cinco contextos de conteúdo mais recorrentes: eventos científicos; elementos de estudo; divulgação geral; periódicos científicos e qualificação de servidores. Concluiu-se, que estudos envolvendo as menções web e a Análise de Redes Sociais podem ser empregados para estudar as relações entre Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e universidades, o que permitirá, em estudos futuros, focar em aspectos específicos dessas relações, como a cooperação na produção e publicação de artigos científicos.@pt


The objective of this study was to analyze, through techniques and metrics of Social Network Analysis, the network of connections established by web mentions between the Federal Institutes of Education of the southern region of Brazil and the public universities from the same region. The study was characterized as descriptive and presented a qualitative-quantitative approach through the use of Social Network Analysis metrics and content categorization. The results of the web mentions collection identified 25.507 valid web references among the Institutions of Higher Education. The Federal Institutes of Education with the highest degree centrality was the Federal Institute of Santa Catarina. With regard to density, it was noticed that all Institutions of Higher Education make web mentions among themselves, which represents a highly connected network. However, it was perceived three clusters that established a greater number of connections, precisely the Institutions of Higher Education from each state of the southern Brazil, which shows the fact that geographically closer institutions tend to establish strong ties. In the strong ties were identified the five most recurrent content contexts: scientific events; elements of study; general disclosure; scientific journals; and server qualification. It was concluded, therefore, that studies involving web references and Social Network Analysis could be used to study relations between Federal Institutes of Education and universities, which will allow, in future studies, to focus on specific aspects of such relations, such as cooperation in production and publication of scientific articles.@en

. Rede de relações entre institutos federais de educação e as universidades públicas do sul do brasil network of relations between federal institutes of education and the public universities from the south of brazil. Em questão, [????].

References

  • AGRELA, L. Os 50 sites mais acessados do Brasil e do mundo. São Paulo, 2017. Disponível em: http://exame.abril.com.br/tecnologia/os-50-sites-maisacessados-do-brasil-e-do-mundo/. Acesso em: 19 jul. 2017.
  • ARAÚJO, R. F. de. Os estudos cibermétricos da informação: das estruturas web aos recursos da web social. In: ARAÚJO, R. F. de (Org.). Estudos métricos da informação na web: atores, ações e dispositivos informacionais. Maceió: Edufal, 2015.
  • BENTO, L. Análise redes sociais virtuais: da estrutura aos relacionamentos. In: GALINDO, D. S. (org.). A comunicação no mercado em redes virtuais: uma questão de relacionamento. Chapecó: Argos, 2015.
  • BJÖRNEBORN, L. Small-world links structures across an academic web space: a library and information science approach. 2004. 399 f. Thesis (Information Science PhD) – Department of Information Studies, Royal School of Library and Information Science, Dinamarca, 2004.
  • BRASIL. Decreto no 7.566, de 23 de setembro de 1909. Créa nas capitaes dos Estados da Escolas de Aprendizes Artífices, para o ensino profissional primario e gratuito. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 26 set. 1909. Seção 1, p. 6975.
  • BRASIL. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 30 dez. 2008. Seção 1, p. 1.
  • BRASIL. Portal da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Brasília, 2016. Disponível em: http://redefederal.mec.gov.br/instituicoes. Acesso em: 15 set. 2017.
  • BRASIL. Cadastro nacional de cursos e instituições de educação superior. Brasília, 2019. Disponível em: http://emec.mec.gov.br/. Acesso em: 31 mar. 2019.
  • CERVO, A. L.., BERVIAN, P. A.., SILVA, R. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013.
  • FACHIN, G. R. B.., HILLESHEIM, A. I. A. Periódico científico: padronização e organização. Florianópolis: UFSC, 2006.
  • GABARDO, A. C. Análise de redes sociais: uma visão computacional. São Paulo: Novatec, 2015.
  • LE COADIC, Y. A ciência da informação. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.
  • LEMIEUX, V.., OUIMET, M. Análise estrutural das redes sociais. 2. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2012.
  • LOIOLA, E.., BASTOS, A. V. B., REGIS, H. P. Análise de Redes Sociais. In: BASTOS, A. V. B., LOIOLA, E.., REGIS, H. P. (org.). Análise das redes sociais em contextos organizacionais. Salvador: EDUFBA, 2015.
  • MARQUEZ, A. C. et al. Gephi: um software open source de manipulação e visualização de grafos. [S.l.]: Labic, 2013.
  • ORTEGA, J. L.., ORDUÑA-MALEA, E.., AGUILLO, I. F. Are web mentions accurate substitutes for inlinks for Spanish universities? Online Information Review, [s.l.], v. 38, n. 1, p. 59-77, 2014.
  • PACHECO, E. Institutos federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. In: PACHECO, E. (Org.). Institutos federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília: Fundação Santillana, 2011.
  • PACHECO, E. M.., PEREIRA, L. A. C.., DOMINGOS SOBRINHO, M.. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: limites e possibilidades. Linhas Críticas, [s.l.], v. 16, n. 30, p. 71-88, jan./jun. 2010.
  • RECUERO, R. Introdução à análise de redes sociais online. Salvador: Edufba, 2017.
  • SILVEIRA, E. Conexões entre universidades por meio de citação web: um estudo webométrico nas universidades UFPR, UFRGS e UFSC. 2016. 268 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Curso de Programa de PósGraduação em Ciência da Informação, Universidade Federal do Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
  • SILVEIRA, E.., MATIAS, M. Webometria e análise das menções web dos partidos políticos com representação no Senado Federal. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 23, n. 53, p. 174-183, set./dez., 2018.
  • THELWALL, M. Big data and social web research methods. 2014.
  • THELWALL, M.., SUD, P. A comparison of methods for collecting web citation data for academic organizations. Journal of the American Society for Information Science and Technology, New York, v. 62, n. 8, p. 1488-1497, ago. 2011.
  • THELWALL, M.., SUD, P.., WILKINSON, D. Link and co-inlink network diagrams with URL citations or title mentions. Journal of the American Society for Information Science and Technology, New York, v. 63, n. 4, 805816, 2012.
  • THELWALL, M.., VAUGHAN, L.., BJÖRNEBORN, L. Webometrics. Anual Review of Information Science and Technology, [s.l.], v. 39, n. 1, p. 81-135, 2005.
  • TOMAÉL, M. I. Redes de conhecimento: o compartilhamento da Informação e do conhecimento em consórcio de exportação do setor moveleiro. 2005. 292f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.
  • VANTI, N. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2, p. 152-162, maio/ago. 2002.
  • WEBMETRICS. Methodology. 2017. Disponível em: http://www.webometrics.info/en/Methodology. Acesso em: 23 maio 2017.
NLP0.29
Visto 17 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2019-04-26] => 112564
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Renata Ivone Garcia] => 24487
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Márcio Matias] => 13111
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/47/2019/05/oai_seer_ufrgs_br_article_85064#00002.pdf] => 114183
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [189] => 2483
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [166] => 1452
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciëncia social aplicada] => 2102
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Webometria] => 234530
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Menção web] => 32433
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Análise de rede social] => 280049
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Ciência e tecnologia] => 200502
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Análise de redes sociais] => 234525
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Instituto federal de educação] => 262933
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Ciência e tecnologia] => 268021
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Instituto federal de educação] => 15486
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2019-04-26] => 267946
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em questão] => 47
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00002-2019-25-2] => 113743
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O estudo teve por objetivo analisar, por meio de técnicas e métricas de Análise de Redes Sociais, a rede de conexões estabelecidas, por menções web, entre os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da região sul do Brasil e as universidades públicas da mesma região. O estudo caracterizou-se como descritivo, e apresentou abordagem quali-quantitativa por meio do emprego de métricas de Análise de Redes Sociais e categorização de conteúdo. Dos resultados de coleta, foram identificadas 25.507 menções web válidas entre as Instituições de Ensino Superior. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia com maior centralidade de grau foi o Instituto Federal de Santa Catarina. No que diz respeito à densidade, foi percebido que todas as Instituições de Ensino Superior possuem menções web entre si, representando assim uma rede altamente conectada. Mas, foram percebidos três clusters que estabeleceram um número maior de conexões, que são justamente os relacionados a cada estado do sul do Brasil, o que evidencia o fato de que instituições, geograficamente mais próximas, tendem a estabelecer laços fortes. Nos laços fortes, foram identificados os cinco contextos de conteúdo mais recorrentes: eventos científicos; elementos de estudo; divulgação geral; periódicos científicos e qualificação de servidores. Concluiu-se, que estudos envolvendo as menções web e a Análise de Redes Sociais podem ser empregados para estudar as relações entre Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e universidades, o que permitirá, em estudos futuros, focar em aspectos específicos dessas relações, como a cooperação na produção e publicação de artigos científicos.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The objective of this study was to analyze, through techniques and metrics of Social Network Analysis, the network of connections established by web mentions between the Federal Institutes of Education of the southern region of Brazil and the public universities from the same region. The study was characterized as descriptive and presented a qualitative-quantitative approach through the use of Social Network Analysis metrics and content categorization. The results of the web mentions collection identified 25.507 valid web references among the Institutions of Higher Education. The Federal Institutes of Education with the highest degree centrality was the Federal Institute of Santa Catarina. With regard to density, it was noticed that all Institutions of Higher Education make web mentions among themselves, which represents a highly connected network. However, it was perceived three clusters that established a greater number of connections, precisely the Institutions of Higher Education from each state of the southern Brazil, which shows the fact that geographically closer institutions tend to establish strong ties. In the strong ties were identified the five most recurrent content contexts: scientific events; elements of study; general disclosure; scientific journals; and server qualification. It was concluded, therefore, that studies involving web references and Social Network Analysis could be used to study relations between Federal Institutes of Education and universities, which will allow, in future studies, to focus on specific aspects of such relations, such as cooperation in production and publication of scientific articles.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:seer.ufrgs.br:article/85064] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/85064] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.19132/1808-5245252.166-189] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em Questão; v. 25, n. 2, maio/ago. 2019; 166-189] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1808-5245] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1807-8893] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Rede de relações entre institutos federais de educação e as universidades públicas do sul do Brasil] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Network of relations between federal institutes of education and the public universities from the south of Brazil] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/85064/52571] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/85064/46048] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/85064/46049] => 0
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/85064/50115] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/85064] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/85064/52571] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:seer.ufrgs.br:article/85064#00002] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.19132/1808-5245252.166-189] => 0
                        )

                )

        )

)