Article Brapci-Autoridades

Fatores que interferem no (não) credenciamento de pesquisadores em programas de pós-graduação: um estudo nas universidades públicas em Goiás

Factors that (do not) affect the accreditation of researchers in graduate programs: a study in public universities of Goiás

Postgraduate stricto sensu programs are important for the instruction of researchers, as for the production and dissemination of knowledge and development of technologies. This paper aims to raise the factors that lead researchers to accredit themselves (or not) in such programs, even if they meet with the certain conditions to make it. The methodology used consisted in a questionnaire made to 578 teachers of public institutions of higher education in the state of Goiás (UFG, UEG, and IFGoiano IFGoiás) who had at least one scientific article published in the last five years (2009 to 2014). The total of 122 professors (21%) answered the questionnaire. It was observed that 94% of the respondents are interested in participating in post-graduate studies programs. What most influenced the researches in not accreditation in postgraduate programs were organizational factors, however, the factors related to work, the organization of the group combined with personal problems demonstrate a large influence on that decision as well.@en


Programas de pós-graduação stricto sensu são importantes para a formação de pesquisadores, para a produção e difusão de conhecimentos e desenvolvimento de tecnologias. Este trabalho visa levantar fatores que levam pesquisadores a se credenciarem (ou não) em programas dessa natureza, mesmo reunindo certas condições para tal. A metodologia utilizada consistiu na aplicação de um questionário a 578 docentes das instituições públicas de ensino superior do Estado de Goiás (UFG, UEG, IFGoiano e IFGoiás) que possuíam ao menos um artigo científico publicado nos últimos 5 anos (2009 à 2014). Ao total, 122 docentes (21%) responderam os questionários. Observou-se que 94% dos entrevistados têm interesse em participar de programas de pós-graduação stricto sensu. Os fatores organizacionais são os que mais influenciam os pesquisadores a não se credenciar em programas de pós-graduação, no entanto, os fatores relacionados ao trabalho, à organização a ao pessoal combinados entre si parecem exercer influência nesta decisão.@pt

. Factors that (do not) affect the accreditation of researchers in graduate programs: a study in public universities of goiás fatores que interferem no (não) credenciamento de pesquisadores em programas de pós-graduação: um estudo nas universidades públicas em goiás. Em questão, [????].

References

  • BALBACHEVSKY, E. A pós-graduação no Brasil: novos desafios para uma política bem-sucedida. In: BROCK. C.., SCHWARTZMAN, S. Os desafios da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005. p. 275-304.
  • BERGAMINI, C. W. Psicologia aplicada à administração de empresas: psicologia do comportamento organizacional. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
  • BRASIL. Portaria nº 1, de 4 de janeiro de 2012, Define, para efeitos da avaliação, realizada pela CAPES, a atuação nos programas e cursos de pós-graduação das diferentes categorias de docentes. Diário oficial da União, [Brasília, DF], n. 4, p. 27, 5 jan., 2012.
  • BRASIL. Portaria nº 193, de 4 de outubro de 2011, Fixa normas e procedimentos para a apresentação e avaliação de propostas de cursos novos de mestrado e doutorado. Diário Oficial da União, [Brasília, DF], n. 200, p. 14. 18 out., 2011. Seção 1.
  • CABRAL NETO, A.., CASTRO, A. M. D. A. A expansão da pós-graduação em cenários de globalização: recortes da situação brasileira. Inter-Ação, Goiânia, v. 38, n. 2, p. 339-362, mai./ago. 2013.
  • CASSANDRE, M. P. A saúde de docentes de pós-graduação em universidades públicas: os danos causados pelas imposições do processo avaliativo. Revista Malestar e Subjetividade, Fortaleza, v. 11, n. 2, p. 779-816, jun. 2011.
  • COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Avaliação. Disponível em: . Acesso em: 15 maio 2014.
  • SUPERIOR (CAPES). GEOCAPES dados estatísticos. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2013.
  • DANTAS, F. Responsabilidade social e pós-graduação no Brasil: ideias para (avali)ação. Revista Brasileira de Pós-graduação, Brasília, v. 1, n. 2, p. 141-159, nov. 2004.
  • GATTI, B. et al. Documento: o modelo de avaliação da CAPES. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 22, jan./abr. 2003.
  • HORTALE, V. A. Modelo de avaliação CAPES: desejável e necessário, porém, incompleto. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 6, n.19, p.1837-1840, nov./dez. 2003.
  • LUZ, M. T. Prometeu acorrentado: análise sociológica da categoria produtividade e as condições atuais da vida acadêmica. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 1, n. 15, p. 39- 57, 2005.
  • MACCARI, E. A.., LIMA, M. C., RICCIO, E. L. Uso do sistema de avaliação da CAPES por programas de pós-graduação em administração no Brasil. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v. 11, n. 25, p. 68-96, set./dez. 2009.
  • MACHADO, M. L. et al. Uma análise da satisfação e da motivação dos docentes no ensino superior Português. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, n. 17, p. 167181, 2011.
  • MORO, A. B. et al. Fatores motivacionais e higiênicos considerados relevantes na visão dos docentes e discentes de programas de pós-graduação de uma instituição publica federal. Sociais e Humanas, Santa Maria, v. 26, n. 3, p. 608-621, set./dez. 2013.
  • RIZZATTI, G. Categorias de análise de clima organizacional em universidades federais brasileiras. 2002. 307 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.
  • SGUISSARDI, V. A avaliação defensiva no “modelo CAPES de avaliação” - É possível conciliar avaliação educativa com processos de regulação e controle do Estado? Perspectiva, Florianópolis, v. 14, n. 1, p. 49-88, jan./jun. 2006.
  • SILVA, A. L. Pós-graduação e CAPES. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Rio de Janeiro, v. 34, n. 6, p. 360, nov./dez. 2007.
  • SIMÕES, T. M. S. E. Gerenciando a qualidade da formação na pós-graduação: um estudo de caso no MBA de gerência empresarial e negócios. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gerência Empresarial e Negócios Universidade de Taubaté, Taubaté, 2003.
NLP0.29
Visto 25 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2015-05-08] => 8760
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Itala Moreira Alves] => 11254
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [João de Melo Maricato] => 10816
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Dalton Lopes Martins] => 7730
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/47/2018/09/oai_seer_ufrgs_br_article_50145#00002.pdf] => 47214
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [172] => 2644
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [150] => 9818
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Graduate school] => 11248
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Lecturer] => 11249
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Organizational behavior] => 180798
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Goias] => 183201
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Public universities] => 267678
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Social aplicada] => 11252
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Pós-graduação] => 265579
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Docente] => 1691
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Comportamento organizacional] => 180802
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Universidade pública] => 286646
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Fatore do comportamento organizacional de docente] => 11253
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Goiás] => 267679
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Universidades públicas] => 267680
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Fatores do comportamento organizacional de docentes] => 267681
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2015-05-08] => 252969
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em questão] => 47
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00002-2015-21-1] => 8758
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Postgraduate stricto sensu programs are important for the instruction of researchers, as for the production and dissemination of knowledge and development of technologies. This paper aims to raise the factors that lead researchers to accredit themselves (or not) in such programs, even if they meet with the certain conditions to make it. The methodology used consisted in a questionnaire made to 578 teachers of public institutions of higher education in the state of Goiás (UFG, UEG, and IFGoiano IFGoiás) who had at least one scientific article published in the last five years (2009 to 2014). The total of 122 professors (21%) answered the questionnaire. It was observed that 94% of the respondents are interested in participating in post-graduate studies programs. What most influenced the researches in not accreditation in postgraduate programs were organizational factors, however, the factors related to work, the organization of the group combined with personal problems demonstrate a large influence on that decision as well.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Programas de pós-graduação stricto sensu são importantes para a formação de pesquisadores, para a produção e difusão de conhecimentos e desenvolvimento de tecnologias. Este trabalho visa levantar fatores que levam pesquisadores a se credenciarem (ou não) em programas dessa natureza, mesmo reunindo certas condições para tal. A metodologia utilizada consistiu na aplicação de um questionário a 578 docentes das instituições públicas de ensino superior do Estado de Goiás (UFG, UEG, IFGoiano e IFGoiás) que possuíam ao menos um artigo científico publicado nos últimos 5 anos (2009 à 2014). Ao total, 122 docentes (21%) responderam os questionários. Observou-se que 94% dos entrevistados têm interesse em participar de programas de pós-graduação stricto sensu. Os fatores organizacionais são os que mais influenciam os pesquisadores a não se credenciar em programas de pós-graduação, no entanto, os fatores relacionados ao trabalho, à organização a ao pessoal combinados entre si parecem exercer influência nesta decisão.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:seer.ufrgs.br:article/50145] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/50145] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.19132/1808-5245211.150-172] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/50145] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em Questão; v.21, n.1, jan./abr. 2015; 150-172] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1808-5245] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1807-8893] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Factors that (do not) affect the accreditation of researchers in graduate programs: a study in public universities of Goiás] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Fatores que interferem no (não) credenciamento de pesquisadores em programas de pós-graduação: um estudo nas universidades públicas em Goiás] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/50145/33764] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/50145/33752] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/50145/26196] => 0
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/50145/26197] => 0
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/50145/28515] => 0
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/50145/33764] => 0
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/50145/33752] => 0
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/50145/26196] => 0
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/50145/26197] => 0
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/downloadSuppFile/50145/28515] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/50145] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/50145/33764] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:seer.ufrgs.br:article/50145#00002] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.19132/1808-5245211.150-172] => 0
                        )

                )

        )

)