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Estratégias metodológicas para a geração de indicadores científicos na universidade federal do vale do são francisco

O objetivo deste trabalho é desenvolver estratégias metodológicas para a geração de indicadores científicos na Universidade Federal do Vale do São Francisco. As motivações para desenvolvimento do projeto vinculam-se ao desejo de economia de recursos na construção de indicadores, e também, fomentar os estudos cientométricos na instituição como forma de aperfeiçoar os instrumentos de avaliação das atividades científicas existentes na universidade. Partiu-se de um levantamento dos programas de pós-graduação stricto sensu da instituição, que juntamente com os docentes atuantes nestes programas, formaram o universo da pesquisa. Definiu-se como fonte inicial para construção da estratégia e congregação dos indicadores, a Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, valendo-se do método de extração de dados da ferramenta ScriptLattes e dos meios de processamento e visualização pautados em tabulação estatística, análise de redes sociais e nuvem de tags. De modo geral, considerou-se a estratégia metodológica, construída a partir de ferramentas bibliométricas e cientométricas, viável de aplicação ao universo investigado, possibilitando estabelecer diversos indicadores científicos da pós-graduação da instituição selecionada. O objetivo de economia de recursos na estratégia foi um item prioritário, e para isto, foram priorizadas ferramentas gratuitas e de baixo custo. Enquanto limitação principal das estratégias formuladas, destaca-se a necessidade de realização de algumas atividades de natureza manual, o que torna os recursos metodológicos aqui empreendidos mais adequados a grupos menores. Aponta-se como diferencial das estratégias, a flexibilidade no tratamento dos dados, permitindo a personalização dos indicadores e a replicação dos modelos apresentados em instituições de natureza similar.@pt


. Estratégias metodológicas para a geração de indicadores científicos na universidade federal do vale do são francisco. Perspectivas em gestão & conhecimento, [????].
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