Article
O crescimento na quantidade de informação disponível nos últimos anos, fazem com que o ser humano seja incapaz de processar o grande volume de dados que a diário são produzidos, o que acaba afetando a sua capacidade para encontrar, acessar e usar a informação que satisfaça a suas necessidades informacionais. Com o intuito de abordar e procurar alternativas que permitam enfrentar essa realidade, neste trabalho, se apresenta como objetivo principal desta pesquisa, analisar quais seriam as implicações do uso dos SR, para a melhoria dos processos de encontro da informação no contexto dos Centro de Recursos para el Aprendizaje y la Investigación. A metodologia adotada durante trabalho baseia-se na análise exploratória, revisão bibliográfica e análise documental, que permitiram detectar, obter e consultar a bibliografia vinculada aos temas abordados, assim como extrair e recopilar informação relevante e necessária para enfrentar o problema de pesquisa. Se conclui que o uso dos Sistemas de Recomendação no contexto dos Centro de Recursos para el Aprendizaje y la Investigación melhoraria exponencialmente os processos de recuperação da informação nos entornos informacionais destas instituições.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2018-10-20] => 101419 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Edgar Bisset Alvarez] => 70218 ) [1] => Array ( [Silvana aparecida borsetti gregorio vidotti] => 3732 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/348/2018/10/oai_periodicos_ufpb_br_article_40537#00021.pdf] => 105655 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [62] => 4357 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [46] => 1782 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo de pesquisa] => 288 ) [1] => Array ( [Artigo] => 3 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ciência da informação] => 237157 ) [1] => Array ( [Informação e tecnologia] => 287935 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2018-10-20] => 242284 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [hasLicense] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [RESERVERD] => 234643 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Informação & Tecnologia] => 348 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00021-2017-4-2] => 101593 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [O crescimento na quantidade de informação disponível nos últimos anos, fazem com que o ser humano seja incapaz de processar o grande volume de dados que a diário são produzidos, o que acaba afetando a sua capacidade para encontrar, acessar e usar a informação que satisfaça a suas necessidades informacionais. Com o intuito de abordar e procurar alternativas que permitam enfrentar essa realidade, neste trabalho, se apresenta como objetivo principal desta pesquisa, analisar quais seriam as implicações do uso dos SR, para a melhoria dos processos de encontro da informação no contexto dos Centro de Recursos para el Aprendizaje y la Investigación. A metodologia adotada durante trabalho baseia-se na análise exploratória, revisão bibliográfica e análise documental, que permitiram detectar, obter e consultar a bibliografia vinculada aos temas abordados, assim como extrair e recopilar informação relevante e necessária para enfrentar o problema de pesquisa. Se conclui que o uso dos Sistemas de Recomendação no contexto dos Centro de Recursos para el Aprendizaje y la Investigación melhoraria exponencialmente os processos de recuperação da informação nos entornos informacionais destas instituições.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:periodicos.ufpb.br:article/40537] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/itec/article/view/40537] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Informação & Tecnologia; v. 4, n. 2 (2017): Informação & Tecnologia - Especial Enancib 2017; 46-62] => 0 ) [1] => Array ( [2358-3908] => 0 ) ) [en] => Array ( [0] => Array ( [Information & Technology; v. 4, n. 2 (2017): Informação & Tecnologia - Especial Enancib 2017; 46-62] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Sistemas de Recomendação para Centros de Recursos para el Aprendizaje y la Investigación] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/itec/article/view/40537/21037] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://periodicos.ufpb.br/index.php/itec/article/view/40537] => 0 ) [1] => Array ( [https://periodicos.ufpb.br/index.php/itec/article/view/40537/21037] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:periodicos.ufpb.br:article/40537#00021] => 0 ) ) ) [hasDOI] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [10.22478/ufpb.2358-3908.2017v4n2.40537] => 0 ) ) ) )